Rio Negro está a 9 centímetros de atingir marca histórica de 1953

Data: 22/06/2009

Rio Negro está a 9 centímetros de atingir marca histórica de 1953


MANAUS - O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) registrou novo aumento de 4 centímetros no nível do Rio Negro, de quinta para sexta-feira (19), chegando à 29,60 metros. A marca está a 2 centímetros de ultrapassar a segunda maior da história, registrada em 1976, e a 9 centímetros de chegar aos 29,69 metros da cheia recorde de 1953.

Na quinta-feira (18), toda a orla da praia de Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, foi interditada por conta de riscos de desabamentos e acidentes com banhistas. A água já invadiu a área mais baixa do calçadão e o nível do Rio Negro ainda não parou de subir.

Com a nova marca de 29,60 metros registrada na sexta-feira, o rio já supera o nível máximo previsto no 3º alerta de cheia do CPRM, emitido em maio. Segundo a previsão, o nível máximo que seria atingido pelo Rio Negro seria 29,59 metros.

Segundo o gerente de hidrologia do CPRM, as constantes chuvas que têm caído sobre a bacia do Rio Negro e o represamento desse rio pelo Solimões impedem a vazante do Rio Negro. O índice de chuvas que caiu até a semana passada, de acordo com Daniel, já ultrapassou a média prevista para todo o mês.

A próxima medição do CPRM será feita hoje (22). Caso o rio continue subindo uma média de 3 centímetros ao dia, a marca histórica já poderá ser igualada.




< voltar