Mudanças climáticas podem fazer verão em Londres ultrapassar 40 graus

Data: 19/06/2009

Mudanças climáticas podem fazer verão em Londres ultrapassar 40 graus


Projeções científicas de ponta, divulgadas hoje pelo secretário do Meio Ambiente do Governo Britânico, Hilary Benn, mostram as ameaças que o Reino Unido deve enfrentar provocadas pelas mudanças climáticas. O mais detalhado panorama dos efeitos das alterações do clima traz previsões de altas temperaturas no verão, eventos climáticos extremos e elevação do nível do mar.

As Projeções do Clima do Reino Unido 2009, baseadas em modelos científicos do Met Office (centro meteorológico britânico), ilustram a dimensão das mudanças que o país pode enfrentar na ausência de uma ação global para reduzir emissões de gases de efeito estufa - invernos com temperaturas mais altas e mais chuvosos, verões mais quentes e secos, aumento no risco de erosões nas costas e clima mais severo. As conclusões e mapas estão disponíveis online endereço.

Por todo o Reino Unido, o estudo Projeções mostra uma série de mudanças no clima até o fim do século 21, baseadas em três cenários possíveis de emissão de de gases do efeito estufa - altas, médias e baixas emissões.

De maneira geral, as emissões mundiais atualmente são equivalentes ao cenário médio. Porém, o mundo ainda não tomou medidas para que o cenário de altas emissões seja descartado. Para os cientistas responsáveis pelo estudo, mesmo que não possamos ter certeza absoluta do que irá acontecer no futuro, essas projeções - pela primeira vez - mostram a probabilidade de mudanças potenciais no Reino Unido. As projeções não são previsões de tempo de longo prazo. As Projeções mostram um futuro que é preciso evitar.


< voltar