Instituto Trata Brasil aponta Curitiba como a capital com melhor saneamento do Brasil

Data: 18/06/2009

Instituto Trata Brasil aponta Curitiba como a capital com melhor saneamento do Brasil


Curitiba é a capital com melhor índice de saneamento, segundo o Instituto Trata Brasil. A pesquisa avaliou 79 cidades brasileiras com população urbana acima de 300 mil habitantes, com os melhores índices de atendimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto. Outras quatro cidades do Paraná estão na lista.

O instituto analisou as informações apresentadas pelos operadores nacionais do setor de saneamento, com dados de 2007, os últimos disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mantido pelo Ministério das Cidades.

Além de Curitiba, as cidades paranaenses bem colocadas Maringá (7.ª posição), Londrina (18.ª), Ponta Grossa (22.ª), e Foz do Iguaçu (27.ª posição). O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, alerta que é necessário considerar a desatualização de 18 meses nos dados. “Nesse meio tempo, a maior parte das empresas continuou investindo, aprimorando seus serviços e melhorando seus indicadores. Hoje a situação é muito melhor do que em 2007”.

Esse é o caso das cinco cidades do Paraná que entraram na lista das 79 maiores. Para se ter uma ideia, as cinco cidades paranaenses apresentavam, em 2007, índices de cobertura com água tratada acima de 97% e, neste ano, a cobertura já é de 100% da área urbana. No caso de recolhimento e tratamento de esgoto, Maringá apresentava taxa de 79,56% e, neste ano, é de 90,83; Ponta Grossa, que tinha 63,97% da população com esse serviço, passou a 72,68%. Confira a evolução da cobertura dos serviços da Sanepar na tabela em anexo.

De acordo com o presidente da Sanepar e que também preside a Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), apesar de utilizar dados defasados, a análise do Instituto é válida, porque acompanha de forma sistemática a evolução do setor, aponta tendências e demandas da sociedade brasileira.

Stênio lembra, ainda, que, investimentos são feitos em todas as regiões do Paraná. “Depois de criar as condições para levar água tratada para toda a população urbana, estamos fazendo obras de esgoto nos pequenos, médios e grandes municípios.” Ponta Grossa, por exemplo, em breve passará a 80% do esgoto coletado. Todo esgoto coletado pela Sanepar é tratado.




< voltar