Paraná inaugura maior aquecedor solar do Brasil feito com garrafas PET

Data: 28/07/2008

Paraná inaugura maior aquecedor solar do Brasil feito com garrafas PET


A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado do Paraná inaugurou no dia 21 de julho o maior aquecedor solar do país feito com garrafas PET e embalagens longa vida, a secretaria informou em comunicado à imprensa.

O aquecedor foi instalado no alojamento da 15.ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro, ocupado por 50 soldados, em Palmas, região Sul do Paraná. Foram utilizadas 1,8 mil garrafas, que pesam 100Kg, na montagem do aquecedor.
O criador do sistema de aquecimento é o catarinense José Alcino Alano, que, em 2004, passou a receber apoio do Programa Desperdício Zero, da Secretaria do Meio Ambiente do Paraná, na divulgação de seu aquecedor ecologicamente correto. "Construímos um aquecedor com mil garrafas que já comprovou esta economia, resultando em uma economia de R$ 200 no final do mês para a entidade beneficente onde foi instalado", explicou o catarinense.

Desde 2004, já foram construídos mais de 6 mil aquecedores com a mesma técnica no Paraná e continua a aumentar, calculou o coordenador do programa Desperdício Zero, Laerty Dudas. "Mas esse número pode ser muito maior", disse. "Já que não controlamos a quantidade, pois o projeto caminha sozinho. O estado está cheio de multiplicadores que, com o material oferecido pelo programa, promovem oficinas que ensinam a montagem”.

EFEITO ESTUFA

O sistema é o mesmo dos aquecedores solares comerciais, conhecido tecnicamente de termo-sifão. A diferença está no material utilizado para montar o painel que aquece a água - garrafas PET, embalagens longa-vida e alguns metros de canos de PVC.

As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantêm o calor através de efeito estufa. A construção começa com o recorte das garrafas e das caixas que irão formar o painel. Os canos são pintados de preto e, junto com, as embalagens longa vida transformam energia solar. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente, passa pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.



< voltar