Brasil deixa de gerar receita de R$ 10 bilhões/ano com reciclagem

Data: 12/06/2009

Brasil deixa de gerar receita de R$ 10 bilhões/ano com reciclagem


O CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem – inaugurou no dia 9 de junho a exposição “Reciclagem – ontem, hoje e sempre” em Brasília, na Câmara dos Deputados. A mostra acontece durante toda a semana do Meio Ambiente, de 9 a 16/6, reunindo 30 painéis de fotos ilustrando os principais processos e agentes da reciclagem, desde seu início no Brasil até hoje.

A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares para a importância da reciclagem inserida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, projeto de lei que tramita no Congresso há quase 20 anos e que deverá voltar à pauta nos próximos dias, com o novo texto do relator, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

O Brasil consegue reciclar 12% do total das 150 mil toneladas de lixo geradas diariamente nas cidades e municípios, incluindo materiais orgânicos (restos de alimentos e poda de jardinagem), vidro, plástico, papel, borracha e metal. Os outros 88% do lixo ainda seguem para aterros ou lixões, levando junto um potencial de 10 bilhões de reais/ano.

“É o que o país poderia ganhar com a adoção de uma política nacional capaz de estabelecer as diretrizes do reaproveitamento do lixo”,diz André Vilhena, diretor executivo do Cempre, ong que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.

Segundo Vilhena, a exposição vai chamar a atenção para a reciclagem como indústria de grande potencial econômico, e como solução para os impactos ambientais que o descarte irresponsável do lixo causa ao meio ambiente. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos é extremamente relevante para o estabelecimento das normas gerais da destinação do lixo urbano. Uma vez aprovada, ela pode ajudar na criação de um novo mercado, de ciclos produtivos mais eficientes, na geração de mais empregos, e até mesmo na melhoria das relações de comércio do Brasil com o exterior”, diz .




< voltar