MG: Em Uberlândia, DMAE implanta controle à distância de reservatórios de água

Data: 09/09/2008

MG: Em Uberlândia, DMAE implanta controle à distância de reservatórios de água


O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, no interior de Minas Gerais, acaba de terminar a implantação de um sistema de automação, tele-supervisão e controle à distância de 13 estações de tratamento, reservatórios e ponto de captação de água. Automatizado pela Vector Engenharia, que também respondeu pela criação e implantação dos sistemas, o projeto uniu redução de custos e melhoria no fornecimento do produto ao consumidor, beneficiando diretamente 600 mil habitantes da cidade, além de otimizar a vida útil de equipamentos caros como os motores das estações de bombeamento.

“O resultado foi muito bom mesmo considerando que se trata da primeira fase de implantação, na qual só automatizamos 20% das elevatórias de água da cidade”, diz José Orlando Kioque Siracava, gerente da divisão de Tratamento de Água e Operações do DMAE. “Embora a população já possa sentir a diferença em fatores como a diminuição de períodos de interrupção no fornecimento, os reflexos na qualidade da água serão percebidos com maior intensidade nos próximos meses, com a entrada em operação de novas etapas do processo de automação.”

A primeira fase do projeto incluiu o fornecimento e implantação de um sistema de telemetria composto por 13 estações remotas e uma Central de Controle à qual as unidades distantes estão conectadas por meio de linhas de comunicação e de radiofreqüência. As áreas remotas incluem duas Estações de Tratamento de Água, dez reservatórios e uma unidade de captação. Em cada uma a Vector instalou módulos autônomos - baseados em Controladores Lógicos Programáveis, sensores e atuadores – que permitem às estações funcionar sem necessidade de controle humano local.

“No nosso negócio, qualidade normalmente combina com economia”, diz Devanir Osvaldo Pereira, um dos diretores da Vector, que cuidou da coordenação do projeto de automação no DMAE de Uberlândia. “Ao melhorar processos e expandir a abrangência de sistemas de controle automatizados nós conseguimos cortar custos e, ao mesmo tempo, melhorar o serviço entregue.”

Dosagem automática - Por meio de softwares desenvolvidos para o DMAE, os módulos fazem automaticamente a dosagem de produtos químicos adicionados à água, entre os quais sulfato de alumínio e cal hidratada. Ao automatizar o processo, as principais metas do departamento foram tornar mais controlada a dosagem dos reagentes, reduzir a quantidade dos produtos e melhorar a operação do sistema como um todo, com reflexos na qualidade da água e nos custos de produção.

As metas foram alcançadas – e o DMAE tirou outras vantagens da automação. Por meio de sensores ultra-sônicos, eletromagnéticos, iônicos e de pressão ligados aos painéis de controle criados pela Vector, os técnicos da autarquia têm hoje controle em tempo real e à distância do nível de cada reservatório, da pressão nas redes de distribuição e do nível de elementos químicos na água. Cada estação remota recebe os sinais dos instrumentos de medição de sua área, controla os processos locais e envia informações sobre o andamento do trabalho e a condição dos equipamentos para o Centro de Controle. Tudo é feito automaticamente. Na Central há um plantão permanente de oito técnicos operando em turnos.




< voltar