DF: Instalação de hidrômetros individuais não avançam

Data: 03/06/2009

DF: Instalação de hidrômetros individuais não avançam


Prazo para instalação de um medidor de água por apartamento termina em janeiro de 2010. Até agora, apenas 11,4% dos condomínios se enquadraram à norma. Projeto prevê mais tempo para adequação.

A apenas sete meses do fim do prazo estabelecido pela lei que torna obrigatória a instalação de hidrômetros individuais nos apartamentos do Distrito Federal, menos de 12% dos prédios da cidade aplicaram a mudança.

Se as obras não começarem logo, os condomínios que ainda funcionam com apenas um hidrômetro central estarão sujeitos a penalidade a ser definida pela Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF (Adasa).

A mania do brasileiro de deixar tudo para a última hora é uma das explicações possíveis para a demora, mas a teoria é superficial. Tramita na Câmara Legislativa um projeto de lei que propõe a extensão do prazo para a mudança em mais cinco anos e alguns condôminos apostam na aprovação da proposta para poder avaliar melhor o assunto.

Até abril deste ano, apenas 571 dos 5 mil prédios residenciais do DF (total estimado) implantaram hidrômetros em cada um de seus apartamentos, segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

O número corresponde a 11,42% dos condomínios verticais da cidade. Aproximadamente 150 condomínios enviaram à Adasa um pedido de isenção da lei, que deve se basear nas limitações econômico-financeiras dos moradores de cada prédio.




< voltar