Pesquisa avalia consumo consciente do brasileiro

Data: 02/06/2009

Pesquisa avalia consumo consciente do brasileiro


Pesquisa da GfK aponta que 45% da população valoriza produtos ligados a ações sociais na hora da compra. Esta parcela corresponde aos 12% identificados na pesquisa como os mais sensíveis a ações e para os quais pode haver um aumento de até 70 p.p (pontos percentuais) na preferência por marcas associadas ligados a este atributo, e aos 33% identificados com impacto intermediário. Para estes o crescimento da preferência pela marca com alguma ação gira em torno de 30 p.p.

O estudo, que simulou a compra de dois produtos – “batom” para mulheres e “lâmina de barbear” para homens – diante de sete cenários distintos, combinou ofertas de produtos com os níveis dos atributos testados (marca, preço e ação social). A partir dai, os entrevistados puderam escolher o item preferido ou não escolher nenhum dos apresentados.

O grupo considerado mais sensível ao apelo de uma ação social relacionada a algum produto tem maior incidência na classe B, idade entre 30 e 39 anos e nível de instrução superior. Já as pessoas com sensibilidade intermediária são jovens entre 13 e 29 anos, solteiros, sem filhos, com segundo grau e predominantemente da classe C.

Consumidores menos sensíveis às ações representam 55% do total, têm instrução e classe social baixos e idade entre 40 e 49 anos.

“Segundo especialistas, para um tema se impor na pauta de discussão da sociedade é necessário que seja suportado ativamente por cerca de 25% da população. Porém, a pesquisa apontou que a margem atual da população gira em torno da metade desse valor”, avalia Mario Mattos, diretor de marketing da GfK.

Os resultados da pesquisa reforçam a discussão sobre o papel das empresas em uma sociedade, principalmente por medir o quanto a responsabilidade socioambiental reflete na decisão de compra do consumidor. Apesar de ainda pequena, há uma parcela da população engajada ou propensa a migrar para hábitos de consumo mais conscientes. É para este nicho que o segmento empresarial deve estar atento. “As empresas devem avaliar como posicionar suas marcas diante deste tema, em especial aquelas que têm como público-alvo consumidores com estes perfis”, complementa Mario Mattos.

Mais sobre a pesquisa

Conjoint Social GfK 2009 - Avaliação do peso de ações sociais na decisão de compra do consumidor – Com uma metodologia diferenciada (Discrete Choice Analysis), que avalia o peso das diversas partes de um produto na decisão de escolha do consumidor, a pesquisa da GfK teve o objetivo de mensurar o peso do atributo “ação social” no processo de escolha de produtos, frente aos fatores marca e preço.

Foi realizada em janeiro e fevereiro de 2009 nas principais regiões metropolitanas do País (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém). Contemplou 1500 entrevistas domiciliares e para a população com idade acima de 13 anos, homens e mulheres de todas as classes sociais, exceto a E.

Sobre a GfK

Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boehringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.




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