Educação, mobilidade e meio ambiente são principais preocupações dos paulistanos

Data: 28/07/2008
Os temas educação, transporte e mobilidade e meio ambiente foram os três temas que receberam mais propostas para melhoria da qualidade de vida dos paulistanos, informou o Fórum Nossa São Paulo, que no primeiro semestre reuniu 1.500 propostas de cidadãos e entidades para apresentar aos candidatos à prefeito na eleição deste ano.

As propostas incluíram algumas ações pontuais como pavimentação de ruas e construção de parques, mas também tiveram uma forte demanda pela implementação de sistemas de participação popular. Entre elas, propostas de leis que obrigam melhoria na qualidade do ensino, regulamentação do uso de mangueiras e a obrigatoriedade de construção de residências com menor impacto ambiental.

Todas as 1.500 propostas – que abordaram temas como saúde, deficiência, assistência social, segurança, esporte, juventude, orçamento, cultura e trabalho e renda – foram apresentados pela ONG Movimento Nossa São Paulo aos candidatos à Prefeitura de São Paulo no dia 21 de julho.

Outros temas que mais preocuparam os paulistanos e receberam uma grande quantidade de propostas foram trabalho e renda e habitação. Para reforçar a transparência e participação popular e redução de desigualdade na cidade, o movimento entregou ainda aos candidatos um documento com dez propostas selecionadas entre a compilação, com duas características prioritárias, que serão acompanhadas pelo movimento, que considera que maior transparência e participação possibilita aumentar velocidade da melhora na qualidade de vida.
As dez propostas do movimento foram elaboradas por meio de debates e consultas em seus grupos de trabalho e visam duas ações: A primeira quer que os candidatos e futuro prefeito (a) cumpram as leis que visam garantir a transparência da gestão pública municipal e os processos de participação cidadã nas várias instâncias político-administrativas da cidade, assim como aquelas que instituem a prática da consulta popular e dos mecanismos de democracia direta.




< voltar