Brasil Offshore 2009 terá espaço destinado a projetos sócio ambientais

Data: 15/05/2009

Brasil Offshore 2009 terá espaço destinado a projetos sócio ambientais


Serão expostos projetos e cases de sucesso em sustentabilidade de empresas, universidades, ONG´s e governo, além de tecnologias ambientais nas áreas de energias limpas, construção sustentável e materiais.

Os projetos são relacionados a atividades como reciclagem, arte, artesanato, revegetação de nascentes e matas ciliares, preservação de ecossistemas costeiros, bioarquitetura, alimentos orgânicos e processos de gestão de resíduos sólidos do próprio evento, entre outros.

Estes projetos apresentados na Vitrine têm chances de se tornarem realidade através do Balcão de Negócios Socioambientais. É o que explica Paulo Moraes, co-idealizador do projeto Espaço S.A. e presidente da ONG Vida Sustentável: “O Balcão de Negócios Socioambientais tem a finalidade de estimular o diálogo e incentivar parcerias entre o setor privado e o terceiro setor” explica.

Quem tiver interesse em participar da Vitrine da Sustentabilidade e, consequentemente, do Balcão de Negócios, pode enviar os projetos e os dados da instituição para contato@vidasustentavel.org.br ou para o endereço Associação Comercial e Industrial de Macaé – ACIM, Avenida Rui Barbosa, nº 270, Ed. Armando Borges, 1º andar, Centro – Macaé – Rio de Janeiro – CEP. 27910360. As inscrições se encerram no dia 30 de maio.

Resíduos da feira serão 100% classificados e reciclados

Segundo o consultor para gestão sustentável de eventos e também fundador do programa Espaço S.A., Glenn Suba, na área destinada à apresentação de projetos socioambientais, os visitantes e expositores poderão testemunhar como será feito o gerenciamento de resíduos da Feira. Todos os resíduos serão classificados e reciclados, através de um programa de coleta seletiva de lixo. Além da redução do impacto ambiental, a iniciativa será uma oportunidade para a criação de cooperativas de coleta seletiva, gerando emprego, renda e educação ambiental.

Neutralização de Carbono

Seguindo a tendência mundial, a feira apóia a iniciativa de neutralização de carbono. "O público presente à Feira Brasil Offshore irá conhecer de perto o projeto ‘Amigo do Planeta’ que irá calcular as emissões de CO2 proveniente da produção e realização do evento com objetivo posterior de neutralização através do plantio de árvores no município de Macaé” explica Glenn Suba, Coordenador Geral do Espaço S.A.
Fórum - Meio ambiente a favor de todos!

A feira também vai destinar um espaço para o lançamento do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável da Região da Bacia de Campos, que visa reunir todos os atores envolvidos com a criação de uma economia social, econômica e ambientalmente sustentável para região da Bacia de Campos, que passa por uma transformação profunda devido à exploração de petróleo e gás.

Assim, estarão envolvidos nas discussões representantes dos governos municipais e estadual, orgãos públicos, terceiro setor, entidades acadêmicas e de pesquisa, associações de classe e empresas privadas, tais como a Usina Termoelétrica do Norte Fluminense (UTE), as Prefeituras de Campos, Macae, Quissamã.

O resultado do Fórum será um detalhado diagnóstico socioambiental da região e a apresentação de propostas claras para políticas públicas e projetos de responsabilidade socioambiental que possam conduzir o desenvolvimento da Bacia de Campos rumo à sustentabilidade.




< voltar