Lítio na água pode diminuir índices de suicídio

Data: 11/05/2009

Lítio na água pode diminuir índices de suicídio


Pesquisadores examinaram os níveis de lítio na água potável e as taxas de suicídio na cidade de Oita, que tem uma população de mais de 1 milhão de habitantes. A taxa de suicídio foi significativamente baixa nas áreas com altos índices do elemento, segundo artigo publicado no British Journal of Psychiatry. Alta dosagem de lítio é usada para tratar distúrbios de humor.

As equipes das universidades de Oita e Hiroshima também verificaram que quando aparecem baixos índices há um impacto positivo nas taxas de suicídio. Foram analisados índices situados de 0.7 a 59 microgramas por litro. Os pesquisadores especulam que quando estes índices são baixos podem ter um efeito cumulativo protetor no cérebro nos que bebem por anos este tipo de água.

Ao menos um estudo anterior tinha sugerido uma associação entre lítio em amostras de água e suicídio. Esta pesquisa coletou amostras em 1980 e também encontrou uma taxa significativamente baixa de suicídio nas áreas com índices relativamente altos de lítio.

Os pesquisadores japoneses tem expectativa sobre os dados de próximas pesquisas em outros países, mas abstiveram-se de sugerir a adição de lítio na água de beber. O debate em torno da adição do flúor na água para proteger a saúde dos dentes tem sido controverso havendo uma crítica forte de que se trata de uma medicação massiva involuntária.

Ao se manifestar sobre a matéria o professor Allan Young, do Vancouver's Institute de Saúde Mental disse que "estes dados intrigantes certamente provocarão novas pesquisas. Testes envolvendo a adição de lítio na água de abastecimento podem se tornar viáveis, contudo isto seria, sem dúvida, tema para intenso debate. Seguir nesta linha de trabalho não é fácil e nem barato mas o eventual benefício para a comunidade da saúde mental pode ser considerável", completou.

Sophie Corlett, diretora de relações externas do Centro Mind afirmou que este tema certamente merece mais pesquisa. “Nós já sabemos que o lítio pode atuar como um poderoso estabilizador do humor para pessoas com distúrbio bipolar e tratar com lítio está também associado a baixas taxas de suicídio. Entretanto, o lítio também tem significativos e nada agradáveis efeitos colaterais e, em altas doses, pode ser tóxico. Qualquer sugestão de sua adição na água, mesmo em dosagens minúsculas, deve ser tratada com precaução e ser pesquisada exaustivamente", declarou.



< voltar