Enfil apresenta o processo de ultrafiltração, que está sendo implantado para a SABESP em Bertioga (SP)

Data: 15/10/2014

A Enfil Controle Ambiental, maior empresa brasileira de soluções ambientais, realizou dia 14/10 o Seminário Ultrafiltração para jornalistas, para apresentar o processo, cuja primeira instalação da empresa está sendo concluída em Bertioga (SP) para a Sabesp. “Trata-se de mais uma nova tecnologia ambiental que estamos trazendo para o país, com a finalidade de melhorar a água potável oferecida para consumo humano”, comenta Franco Tarabini Jr, fundador e sócio da empresa, que completa 20 anos em 2014. Ele explica que o uso da ultrafiltração no setor industrial não é novidade e a Enfil já implantou projetos para reuso de água em refinarias de petróleo, por exemplo.


A Engenheira Fernanda Ferrari Gualberto e o diretor da área de saneamento público da Enfil, Paulo César Modesto, mostraram as vantagens do processo, que incluem melhor qualidade, menor custo operacional e exigência de menor área de implantação quando comparado ao sistema convencional. Além disso, reduzem o consumo de produtos químicos.


Segundo a engenheira Fernanda Gualberto, a tecnologia de ultrafiltração atende às mudanças da Portaria nº 518/04 do Ministério da Saúde, pois a tecnologia de membranas garante baixíssimos níveis de turbidez na água ultrafiltrada, sem sofrer grandes alterações com variações de qualidade da água de entrada. “Além disso, proporciona uma remoção significativa de patógenos, o que é muito importante face à nova revisão da Portaria nº 2914/11”, acrescenta. Esta alteração considera que a turbidez da água passa a ter caráter bacteriológico. “Com a ultrafiltração são obtidas maiores remoções de Cryptosporidium spp (que apresentam alta resistência à cloração), Giárdia, enterovírus, Coliformes Totais e Cianobactérias quando em comparação a tratamentos convencionais, atendendo plenamente as novas exigências” acrescenta a engenheira Fernanda Gualberto.


As membranas usadas no processo têm poros de 0,1 micra, enquanto os patógenos são de dimensões maiores e, assim, ficam retidos.


O diretor da área de saneamento público da Enfil, Paulo César Modesto, diz que há dezenas de exemplos de aplicação do processo em diferentes países: China, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Espanha, etc. A instalação de Bertioga, na praia de Indaiá é de menor porte, com capacidade para 100 litros por segundo. Ela conta com um tanque de acumulação de 90 m³, e inclui cinco unidades (skids), cada um com 20 módulos de membranas, mais um skid de reserva.


“Há dois tipos de membranas, submersas e pressurizadas, cada uma adequada a determinado uso. A instalação que projetamos e estamos fornecendo em Bertioga trabalha com as do tipo pressurizado”, explica a engenheira Gualberto. “A operação é simples e a limpeza química do sistema, toda automatizada, ocorre a cada 30 ou 60 dias”, finaliza o diretor da área de saneamento público da Enfil.


Sobre a Enfil S/A Controle Ambiental


A Enfil é a maior empresa brasileira de soluções ambientais para controle da poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos. Atua também na gestão de resíduos e remediação de solos e está entrando no setor de produção de energia a partir da queima do lixo (reciclagem energética). Criada em 1994, responde atualmente pela geração de 1.300 empregos e um faturamento da ordem de R$ 300 milhões. Mediante tecnologias próprias e acordos com empresas internacionais, a Enfil disponibiliza tecnologia de ponta e flexibilidade no atendimento aos clientes em qualquer processo de tratamento ambiental. A empresa também atua em serviços de manutenção e montagens para grandes projetos em todas as áreas.

Enfil


< voltar