CASAN: Campanha para uso consciente de água gera economia de 42 caminhões-pipa.

Data: 24/09/2014

A Disputa de Casas, campanha contra o desperdício de água realizada na cidade de Florianópolis, chega ao fim com resultados acima da expectativa. Em apenas três meses trouxe economia de 414 mil litros de água, equivalente a 42 caminhões-pipa de 10 mil litros. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) é apoiadora da iniciativa idealizada pela empresa Sagarana Comunicação e patrocinada pela Brastemp e Finish.
Em sua segunda edição no Brasil a Disputa de Casas foi desenvolvida para estimular a utilização da água no lar de maneira consciente, por meio da mudança de hábitos. Juntas, as 50 famílias participantes economizaram água suficiente para suprir o consumo de todos os participantes por dois anos e meio e reduziram em 28% a conta de água em comparação a 2013.
Entre os inscritos, 86% conseguiram diminuir suas médias de consumo e, por isso, foram premiados com lava-louças Brastemp e detergentes Finish por um ano, cedidos pelos respectivos patrocinadores da campanha. As lava-louças foram entregues aos participantes no início da competição e, juntamente ao trabalho de reeducação para novos hábitos de consumo, foram indispensáveis para o alcance do resultado final.
Entre os resultados a serem destacados estão o de um participante que reduziu seu consumo em 69% e de outro que, com a economia de água, poupou R$ 690,00 reais nos 90 dias. Os moradores da cidade escolhida – Florianópolis neste ano e São Roque em 2013 – se inscrevem para participar. Os escolhidos, além de receberem a lava-louças em casa, passam por um processo de reeducação em workshops e eventos educativos.
Para complementar a formação, ganham cartilhas e adesivos com informações motivacionais que mostram como pequenas mudanças em suas rotinas podem economizar água e consequentemente tempo e dinheiro. Além disso, há a visita mensal dos promotores da campanha, que os ajuda na manutenção dos novos hábitos. Para chegar ao resultado final são feitas medições periódicas das casas participantes, além da comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Toda medida que tenha como objetivo fomentar o consumo racional da água potável ou de criar sensibilidade no consumidor sobre a utilização desta água em seu dia a dia é interessante, pois sabemos que esse é um bem escasso”, ressalta o Gerente Comercial da CASAN, Valério Campos.
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