Plano para geração de patentes na América Latina é apresentado no MCTI

Data: 12/09/2014


O executivo principal de Energia do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Álvaro Atilano, apresentou no dia 29 de agosto, a Iniciativa Regional de Patentes para o Desenvolvimento ao secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Milioni.

Trata-se de um plano (http://eventos.caf.com/patentes) para estimular a conceituação e concepção de dispositivos inovadores na região que sejam patenteáveis internacionalmente e posteriormente aplicados no mercado.

O CAF é um banco de desenvolvimento fundado em 1970 e formado por 18 países da América Latina, do Caribe e da Europa, assim como por 14 bancos privados da região.

A instituição promove um modelo de desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado latino-americanos.

O executivo explicou que o objetivo é promover um sistema que possibilite aos inovadores – não importando qual seja sua formação acadêmica – apresentar ideias aplicáveis para a solução de problemas específicos indicados pelo CAF que afetam toda a América Latina e o Caribe, e, também, outras regiões do mundo.

"Nos últimos anos não houve um crescimento expressivo nos pedidos de patentes na América Latina e Caribe, ao contrário do que ocorreu na Ásia de 2002 a 2013", disse. De acordo com ele, isso se deve à atual política de ciência, tecnologia e novação (CT&I) da maioria dos países da região.

"Praticamente todos os planos de governos da região estão preocupados em fortalecer os laboratórios nas universidades e oferecer apoio financeiro aos projetos de inovação e pesquisa, quando na verdade deveríamos priorizar setores estratégicos, formar mais engenheiros, aumentar o volume dos pedidos de patentes incrementando a qualidade das solicitações", disse. Atilano explicou que a iniciativa do CAF visa complementar os planos e programas nacionais de CT&I da América Latina e do Caribe.



(MCTI)



< voltar