Embasa participa do 1º Fórum das Águas em Itabuna (BA)

Data: 09/09/2014
No debate promovido pelo 1º Fórum das Águas, em Itabuna (BA), sobre a revitalização do rio Cachoeira, o gerente da unidade regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), Cláudio Fontes, falou sobre a atuação da empresa na área de influência dessa importante bacia hidrográfica do sul do estado e destacou os investimentos em saneamento básico na região. O 1º Fórum das Águas aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro e trata-se de uma iniciativa da sociedade civil organizada que tem a participação de vários órgãos e entidades estaduais e municipais, dentre os quais a Embasa.



Em Ilhéus, a Embasa lança efluentes tratados diretamente no rio Cachoeira. Para se assegurar que o efluente lançado não degrade a qualidade da água do rio, Fontes explicou que é feito um rigoroso controle de qualidade em pontos de coleta situados antes e depois do emissário. Em Itaju do Colônia, o lançamento é feito no rio Colônia, tributário do Cachoeira, mas também lá é feito o tratamento e o controle da qualidade dos efluentes. Além disso, em Itaju, a rede de esgotamento sanitário cobre toda a área da sede municipal.



Para o gerente, o principal problema do rio Cachoeira é o lançamento dos esgotos de Itabuna, onde o serviço é municipalizado e o tratamento dos dejetos contempla um percentual muito pequeno do volume coletado. Outro aspecto destacado foi a necessidade de os municípios da região realizarem a concepção do Plano de Saneamento Básico, instrumento sem o qual não é possível a obtenção de recursos federais para investimentos em infraestrutura de saneamento.



Na região cacaueira, já há recursos assegurados para implantar o esgotamento sanitário em toda a zona sul de Ilhéus e em Santa Luzia. Em Camacã, está em processo de licitação a segunda etapa do esgotamento sanitário. A Embasa já tem projetos executivos de esgotamento sanitário para outros municípios que estão em fase de captação de recursos.




Embasa



< voltar