Captação flutuante no rio Tietê, em Araçatuba, garante abastecimento

Data: 05/09/2014



Ação faz parte do plano emergencial para evitar o racionamento de água em período de estiagem



A SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba -, responsável pelo fornecimento de saneamento básico do município, iniciou a captação flutuante no rio Tietê devido ao período de estiagem que diminuiu o nível da água em mais de seis metros nos últimos meses, secando a canaleta de captação. A medida foi a alternativa encontrada para minimizar os efeitos da estiagem e garantir o abastecimento de água na região.

O investimento das instalações para a captação flutuante foi de R$ 800 mil e beneficiará mais de 55 mil pessoas da região norte da cidade, que hoje recebem água do Tietê nas torneiras de suas residências. Por meio da SAMAR, Araçatuba foi a primeira cidade não ribeirinha a captar água do Tietê para abastecimento público.

De acordo com o presidente da SAMAR, Ricardo Esteves, a estrutura foi montada em 30 dias para atender à população de forma ágil e eficiente. “Com esse investimento estamos garantindo água à população sem risco de racionamento”, destaca o presidente da SAMAR, Ricardo Esteves.

A instalação do flutuante tem a capacidade de captar água a vários metros de distância da margem do rio, assegurando o abastecimento de água mesmo se a estiagem persistir, evitando assim racionamento para 20% da população da cidade. “As demais regiões são abastecidas pelas águas do Ribeirão Baguaçu, que mantém níveis satisfatórios”, ressalta Esteves.

A nova captação é composta por dois conjuntos de motobombas submersíveis conectadas a duas tubulações de seis polegadas fixadas na plataforma flutuante com 36 metros quadrados. A plataforma está localizada a cerca de 200 metros de distância da estação de captação e é sinalizada com refletores para garantir segurança de navegação.

A capacidade de vazão do flutuante é de 266 metros cúbicos por hora para cada bomba, totalizando 532 mil litros de água por hora, mesma vazão do período anterior à estiagem. O sistema é acionado por painéis elétricos instalados na própria unidade de captação.



Sobre a OAS Soluções Ambientais

A OAS Soluções Ambientais concentra todos os projetos desenvolvidos pela OAS Investimentos nesse segmento, voltados aos setores público e privado. Com alternativas eficientes e sustentáveis para sistemas de abastecimento, coleta, tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário, e gestão ambiental de resíduos industriais, a OAS Soluções Ambientais acumula a experiência adquirida pela OAS na prestação de serviços para os principais operadores do setor, seja no Brasil ou no exterior.



Sobre a SAMAR

A SAMAR - Soluções Ambientais de Araçatuba - é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pela OAS Soluções Ambientais, empresa do grupo OAS, com o objetivo de prestar serviços de água e esgoto para o município de Araçatuba/SP. A empresa obteve concessão de 30 anos para administrar todo o saneamento da cidade a partir de processo licitatório promovido pela Prefeitura Municipal, em novembro de 2012. A SAMAR é hoje responsável por aproximadamente 70 mil ligações de água e esgoto em todo o município e pelo tratamento de uma média de 1 bilhão e 900 milhões de litros de água por mês.

Samar


< voltar