Empresa de sistema de reúso de água participa de obras do Centro de Pesquisas da GE, no Rio de Janeiro

Data: 03/09/2014



Visando contribuir com o meio ambiente, empresa alemã utiliza instalação de sistema de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis.

O sistema de reuso de água é utilizado cada vez mais por empresas brasileiras que visam reduzir custos e ajudar na economia do recurso hídrico no país, que vem sofrendo com a pior seca dos últimos 84 anos. Alguns empreendimentos, como o Centro de Pesquisas Global da GE, já se adaptaram a essas ações sustentáveis, com a implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais, projetado pela especialista AcquaBrasilis.

Localizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, a GE - empresa alemã que fornece equipamentos médicos, serviços e soluções de tecnologia em TI para médicos e diagnósticos a pacientes – implantou a nova medida para fins não potáveis durante o processo de construção do local. O benefício principal desse projeto é a economia de água, que se traduz em redução de despesas, preservação da natureza e recursos naturais, à medida que se resguardam os mananciais para uso em que a potabilidade é realmente necessária, como por exemplo, o consumo humano.

“Quando o empreendimento possui um sistema de tratamento para aproveitamento de água de chuva, a água tratada pode ser usada para descarga de vasos sanitários em banheiros, irrigação das áreas verdes, lavagem de carros e pátios. Neste caso, existem sistemas de tratamento nos quais a água de chuva captada em telhados é direcionada a filtros e dispositivos para desinfecção. Após este processo a água pode ser aproveitada em fins não potáveis”, destaca Sibylle Muller, engenheira e diretora da AcquaBrasilis.

Para aqueles que desejam instalar um sistema de aproveitamento de águas de chuva, sugere-se o desenvolvimento de um projeto específico na fase inicial de concepção da obra, quando é possível prever o tipo de captação, as tubulações de condução até a central de tratamento, assim como o dimensionamento do reservatório e dessa central.

Acquabrasilis-Com tecnologia desenvolvida na Alemanha adaptada as necessidades dos projetos nacionais, a AcquaBrasilis é hoje, referência de atuação no mercado de reuso de água, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais, tratamento para fins não potáveis, como irrigação, em vasos sanitários, lavagem de roupas, carros, etc.

Atuante no segmento desde 2001, a Acquabrasilis surgiu com a proposta num período em que a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais evidente em projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, tornando um importante diferencial de compra para os consumidores. Hoje é tida como uma referência no segmento, pois se diferencia por oferecer não somente o produto final, mas sim um projeto adaptado às necessidades de cada empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte; a instalação e manutenção de todo o sistema; e consultoria no que diz respeito a certificados e normas dos órgãos ambientais. [www.acquabrasilis.com.br">.

revista Meio Filtrante


< voltar