Produtor de Água no PCJ contrata fornecimento de imagens de satélite

Data: 28/08/2014

Até 2 de setembro, o Programa Produtor de Água no PCJ receberá propostas de empresas que forneçam imagens de satélite de alta resolução espacial de uma área de 92.060 hectares em Nazaré Paulista e Joanópolis (SP) tanto de 2008 quanto de 2014. As imagens serão utilizadas para o desenvolvimento do Portal Ambiental Municipal (PAM) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para ambos os municípios paulistas. Acesse aqui o termo de referência da contratação.



As propostas deverão ser enviadas aos cuidados de Arley Faria através do e-mail afaria@tnc.org. As empresas interessadas deverão comprovar capacidade técnica e ter autorização para comercialização das imagens. A seleção levará em conta estas comprovações e o preço apresentado. O Produtor de Água no PCJ atua nas microbacias do Cancan, em Joanópolis, e do Moinho, em Nazaré Paulista.



A ONG The Nature Conservancy (TNC) exerce a Secretaria Executiva do Produtor de Água no PCJ, que atua nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Também participam da iniciativa: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Banco do Brasil, o Banco do Brasil, a ONG Iniciativa Verde, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.



A ANA financia intervenções que promovem a melhoria da qualidade e da quantidade de agua, por meio de contrato de repasse, em Joanópolis e Nazaré Paulista, com mais de R$ 800 mil em recursos.



Produtor de Água


O Programa Produtor de Água foi lançado pela ANA em 2001 e tem foco no estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltada à proteção hídrica no Brasil. A iniciativa estimula práticas conservacionistas em propriedades rurais de forma a melhorar a qualidade da água e aumentar sua vazão, revitalizando as bacias hidrográficas. O Programa consiste em remunerar o produtor rural com valores proporcionais aos serviços ambientais prestados, que beneficiam a sociedade, além de oferecer assistência técnica para a recuperação ambiental da propriedade.



A iniciativa apoia projetos que busquem reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural em parceria com instituições públicas, privadas ou com organizações do terceiro setor. Mais de 20 projetos do Produtor de Água estão vigentes pelo País, como o do PCJ, o de Extrema (MG) e o do Pipiripau (DF). Saiba mais em: www.ana.gov.br/produagua.

ANA


< voltar