Caern alerta sobre danos que as raízes podem provocar na tubulação

Data: 26/08/2014
Uma ocorrência bastante comum para as equipes de operação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é encontrarem raízes de árvores entupindo a tubulação das redes de fornecimento de água ou de tubulação de esgoto. Por isso, a Caern faz um alerta às pessoas: é preciso ter cuidado quanto ao plantio de árvores em terrenos das casas e prédios, sejam residenciais ou comerciais.

A Caern recomenda evitar colocar plantas de grande porte próximas aos ramais prediais de água e esgoto, sumidouros ou cisternas. Isso porque existe a possibilidade de, no futuro, as raízes dessas plantas danificarem a tubulação, trazendo prejuízos e transtornos aos consumidores, como vazamentos ou extravasamento de esgotos na rede. “Nas tubulações em amianto ou PVC, cujas juntas são em borracha, existe a possibilidade de invasão das raízes mais profundas, grandes”, informou Jacques Pinheiro, chefe da Unidade de Água da Regional Natal Sul (UNAS). Na capital, o problema ocorre com mais frequência nos bairros Candelária, Mirassol e Potilândia, onde as redes estão localizadas sob as calçadas (local propício para o plantio).

Nas tubulações da rede de abastecimento de água, além do vazamento, outra consequência perceptível é a diminuição da pressão com que ela chega ao imóvel. No caso da rede de esgoto, as raízes provocam constantes obstruções.

No caso das cisternas, também é o alto consumo provocado pelas infiltrações nas paredes que serve de alerta para o consumidor. “Em algumas ocasiões, quando a equipe da Caern é chamada, verifica todo o prédio e não encontra vazamento, termina encontrando danos causados por raízes”, informou Lamarcos Teixeira, gerente da regional Natal Sul (RNS) da Caern.

Para manter a arborização com precaução, a recomendação é pesquisar o tipo de planta mais apropriada a se cultivar na área urbana, em especial, nas calçadas. A internet dispõe de vários sites de paisagismo que podem oferecer ao cidadão sugestões como o tipo de planta mais adequada para as áreas urbanas. Vale a cautela a fim de se evitar uma dor de cabeça devido aos estragos causados por uma raiz “problemática”.

Caern



< voltar