Gestão de resíduos sólidos é tema de reunião entre Brasil e Tailândia

Data: 22/08/2014

Os governos do Brasil e Tailândia se reuniram nessa última terça-feira em Brasília para trocar experiências na área de gestão de recursos sólidos. O governo brasileiro fez uma apresentação ao tailandês com foco na inclusão social e econômica de catadores.



A meta do governo federal, relativa a gestão de resíduos sólidos no Brasil, visa a combinação de duas agendas – a ambiental e a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, tendo em vista a erradicação da pobreza.

Os esforços do Brasil são para profissionalizar e criar condições de modo que os catadores se organizem e sejam capacitados para prestação de serviços na gestão de municipal de resíduos sólidos e na logística reversa.

Os representantes tailandeses também mostraram iniciativas que associam gestão de resíduos sólidos a diminuição da pobreza, como postos de recolhimento de lixo reciclável, troca de resíduos por alimentos e demais ações realizadas neste âmbito.

Na parte final do encontro foi discutida a possibilidade de um intercâmbio técnico e institucional sobre as experiências dos dois países.

Cooperativas no Brasil

Atualmente existem por aqui cerca de 470 cooperativas de catadores organizadas em 33 redes solidárias. A proposta é estruturar redes de cooperativas e associações para que se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.


Celulose on line


< voltar