Grupo Águas do Brasil assumirá saneamento básico de Itu, São Paulo

Data: 20/08/2014

Cidade sofre com racionamento desde fevereiro


O Grupo Águas do Brasil assumirá os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de Itu. Os trabalhos serão iniciados após a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que é uma autarquia federal. Assim que assumir, a empresa focará em três ações prioritárias: um grande investimento para aumentar a vazão de água no município, a ampliação e melhoria na qualidade do atendimento ao cliente e o desassoreamento das represas Fubaleiro e Itaim.

“Operar os serviços de abastecimento de água em Itu será um grande desafio. Nossa empresa tem experiência e capacidade técnica, financeira e de gestão para trazer soluções no fornecimento de água e esgotamento sanitário da cidade”, declarou o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche, adiantando que a concessionária passará a se chamar Águas da República, numa referência e homenagem à importância e à história da cidade, já que Itu teve grande atuação no processo que conduziu à Proclamação da República, 1889.

A realização de algumas obras dependem ainda da outorga expedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e das licenças de instalação das elevatórias, emitidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que já foram solicitadas. A primeira obra que o Grupo Águas do Brasil realizará na cidade será a construção de 22,5 quilômetros de adutoras, para captação de água nos córregos Monbaça e Pau d’Alho.

"Ainda este ano, a população de Itu verá resultados práticos no trabalho do Grupo na área de abastecimento de água na cidade. Estamos com o cronograma de obras e de diversas outras ações pronto para ser colocado em prática, assim que recebermos a autorização do CADE, a outorga do DAEE e as licenças da Cetesb. Não tenho dúvida de que o cenário, em pouco tempo, será outro”, garantiu Ivan Mininel, futuro dirigente da concessionária.

O Grupo Águas do Brasil, líder no setor de concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no país, atende mais de seis milhões de pessoas em 15 municípios: Niterói (RJ), Rio de Janeiro (Zona Oeste), Campos (RJ), Petrópolis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Resende (RJ), Araruama (RJ), Silva Jardim (RJ), Saquarema (RJ), Paraty (RJ), Araçoiaba (SP), Votorantim (SP), Jaú (SP), Ourinhos (SP) e Manaus (AM).

revista TAE


< voltar