Saneamento em pequenos municípios catarinenses é negociado com banco alemão

Data: 19/08/2014
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Lucia Dellagnelo, e o presidente da CASAN, Valter Gallina, receberam no dia 14 de agosto uma missão do Banco Alemão KFW, considerado pela revista Global Finance o mais seguro do mundo. Durante a reunião foram feitas as primeiras tratativas de um financiamento que poderá colocar a cobertura do esgoto sanitário de Santa Catarina entre as melhores do País.

O financiamento deverá atingir os 100 menores municípios do Estado, com recursos na ordem de R$ 300 milhões. Atualmente Santa Catarina tem cobertura de 18% na rede de esgoto sanitário. A partir do plano de investimentos da Empresa para os próximos três anos, com recursos já garantidos de R$1,5 bilhão, a cobertura deverá chegar a 45%. O apoio do banco alemão deverá ser direcionado a municípios de até 17 mil habitantes, elevando esse índice para 68%.

O grupo KfW foi fundado em 1948, com o objetivo de financiar projetos de reconstrução da economia no pós-guerra. Agora atua principalmente em ações relacionadas ao meio ambiente e mudanças climáticas. Em 2012, 40% do volume de financiamento foi direcionado as essas áreas. Em Santa Catarina a instituição tem acordo com a Eletrosul.



Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina


< voltar