AMPLIAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE SISTEMA DA CASAN

Data: 19/08/2014
Como parte do processo de ampliação e revitalização dos Sistemas de Abastecimento de Água, desde 2011 a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) trabalha na implantação de um conjunto de mais de 40 Estações Compactas de Tratamento de Água. Para sua implantação foram investidos mais de R$ 25 milhões.

Entre as vantagens das ETAs compactas, que têm capacidade de tratamento entre 5 e 50 litros por segundo, está o fato de serem modulares e ocuparem menores áreas. Diferente das Estações de Tratamento de Água Tradicionais, construídas em concreto, as ETAs compactas são equipamentos pré-fabricados, que permitem maior rapidez em sua montagem. Além disso, o processo de aquisição de uma ETA Compacta pode ser elaborado muito mais rapidamente do que o processo técnico para construção de uma ETA tradicional.

Por estes e outros benefícios, estes sistemas têm trazido importante desenvolvimento aos sistemas de potabilização de água da CASAN. No caso da Superintendência Regional Norte / Vale, por exemplo, já foram instaladas e estão em operação 10 ETAs compactas. “Outras seis estão em processo de aquisição e instalação, totalizando 16 novas Estações de Tratamento de Água para a SRN nos últimos dois anos, com ampliação considerável da capacidade de produção de água com qualidade e quantidade”, informa Cesar Luiz Cunha, superintendência da Regional de Negócios Norte / Vale do Rio Itajaí da CASAN.

“Esses investimentos são importantíssimos. A ETA é um dos principais componentes da infraestrutura urbana de qualquer município, sendo que por ela passa a água que é utilizada em praticamente todas as residências. A qualidade da água é diretamente relacionada aos indicadores de saúde de uma população, impactando nos índices de doenças e ocupação de leitos hospitalares”, complementa o engenheiro sanitarista da Gerência Operacional (GOPS) da SRN, Rangel Barbosa.

Ele lembra que o tratamento da água é a principal atividade entre aquelas conceituadas pelo termo Saneamento, e com o aumento da população a CASAN tem trabalhado para constantemente acompanhar este crescimento, dotando os municípios com unidades que tenham capacidade de produzir água suficientemente e com qualidade.


As ETAs Compactas

:: Construídas em materiais de alto desempenho (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro, Polipropileno, Aço Inox ou Aço Carbono), são resistentes ao clima e à corrosão de agentes químicos empregados no tratamento da água.

:: Por serem pré-fabricadas, apresentam rápida montagem e possibilidade de serem transferidas a outras localidades. Outra vantagem é que permitem a operação independente das unidades de floculação, clarificação e filtração, possibilitando sua manutenção individual.

:: Semiautomatizadas, são equipadas com sensores que controlam as atividades de descarte de lodo da unidade de clarificação, a lavagem dos filtros e o reciclo da água. Também contam com quadro de comandos que indica a vazão de água que chega às unidades de tratamento e sinaliza falhas em seu funcionamento.

Municípios que receberam ou receberão ETAs compactas:

:: Superintendência Regional de Negócios da Grande Florianópolis
Florianópolis (bairros Daniela / Ratones / Morro da Lagoa) / Antônio Carlos / Angelina / Águas Mornas e Biguaçu (São Miguel)

:: Superintendência Regional de Negócios Norte / Vale do Rio Itajaí
Itaiópolis / Major Vieira / Araquari / Monte Castelo / Rio do Sul / Indaial / Agrolândia / Luís Alves / Vidal Ramos / Ituporanga / Trombudo Central / José Boiteux / Vitor Meirelles / Rio dos Cedros / Benedito Novo / Pouso Redondo / Santa Cecília

:: Superintendência Regional de Negócios do Oeste
Chapecó / Xaxim / Xanxerê / Pinhalzinho / São Miguel do Oeste / Quilombo / Anchieta / Palma Sola / São Domingos / Galvão / Concórdia / Cunha Porã

:: Superintendência Regional de Negócios Sul / Serra
Laguna / Treze de Maio / Palmeira / Bom Retiro / Correia Pinto
Fonte: Gerência de Comunicação Social da Casan
- See more at: http://aesbe.org.br/conteudo/10325#sthash.d9Ix7AYM.dpuf


< voltar