Embasa leva água tratada para novas localidades de Quijingue (BA)

Data: 18/08/2014
Moradores das comunidades rurais de Boa Vista do Zezé e Serrinha dos Crentes, em Quijingue, e do bairro Novo, na sede do município, começaram a receber no mês passado, água tratada e de qualidade pela primeira vez nas torneiras. Essa conquista da população foi possível graças a uma obra de extensão de rede recém-concluída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). O investimento, da ordem de R$ 450 mil, com recursos próprios, custeou o assentamento de mais de 16 quilômetros (km) de rede distribuidora de água e a construção de 317 novas ligações domiciliares, que estão beneficiando cerca de 1.400 pessoas.

Segundo a gerente da Embasa de Quijingue, Giuzélia Lima, esta ação vai transformar significativamente a vida da população beneficiada que, antes, dependia de fontes alternativas de abastecimento. “Sabemos o quanto era difícil conseguir água, e, por isso, atender a demanda dessas pessoas, levando água tratada canalizada, é fornecer mais conforto, saúde e qualidade de vida para todas elas”, destacou Giuzélia.

A transformação já é visível na vida de Cleusa Marques, 40 anos. Casada e mãe de quatro filhos, a moradora da comunidade de Boa Vista do Zezé utilizava, até pouco tempo atrás, água de chuva para beber, além da água fornecida através de caminhões-pipa pela prefeitura local. Hoje em dia, após a conclusão da obra da Embasa, ficou mais cômodo lavar pratos e tomar banho, segundo a moradora. No entanto, para ela, a saúde é o ganho maior. “De agora em diante, a gente vai estar mais protegida das doenças, já que esta água é tratada e minhas crianças poderão bebê-la com mais tranquilidade”, disse Cleusa.

Em 2013, a Embasa extendeu 64 km de rede de distribuição para 13 comunidades rurais do município, levando água para mais de 3,2 mil moradores.

Aprendendo a usar

No final de julho, representantes da Embasa apresentaram os serviços da empresa, explicaram sobre as tarifas de água e as faixas de consumo e deram dicas para evitar o desperdício da água. “Ao usar a água de forma racional, eles economizam dinheiro, pois diminuem o valor da conta e, também, contribuem para a preservação do recurso hídrico”, disse a assistente social Lílian Marinho.

Embasa



< voltar