Sanepar lança programa para proteger mananciais

Data: 27/04/2009

Sanepar lança programa para proteger mananciais


A Sanepar está lançando, em conjunto com várias entidades ambientais, um programa integrado de proteção dos mananciais da Região Metropolitana. O objetivo principal é preservar a qualidade da água das barragens e rios que abastecem a população dos municípios, que sofre permanente ameaça de invasões e prática de crimes ambientais. Os detalhes do programa foram discutidos na última sexta-feira (24), em reunião coordenada pela diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, com quase uma dezena de entidades.

Instituto Ambiental do Paraná, Força Verde, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, Defesa Civil, Ministério Público e prefeituras municipais da RMC, além de outros órgãos que atuam no setor, devem integrar o programa, que terá como slogan "De olho nos mananciais". Segundo Maria Arlete, "Curitiba e seus vizinhos representam um desafio para o abastecimento com água tratada, já que possuem poucos mananciais, que precisam ser preservados, em conjunto com as represas já construídas. Daí a necessidade de uma ação mais efetiva para preservá-los, garantindo que a população continue recebendo água de excelente qualidade".

AÇÕES
O programa vai se dedicar a combater invasões, ocupações irregulares, uso irregular do solo e das barragens (caça, pesca, náutica etc) e os crimes ambientais (queimadas, desmatamento, lixo irregular e outros). As ações vão se dar tanto na área da repressão policial como na de educação e informação ambiental. Segundo a diretora da Sanepar, será intensificada a publicidade em torno do telefone direto da Força Verde para denúncias (0800-643-0304), criado um site na Internet, produzido material informativo sobre a preservação, identificadas as áreas de mananciais e realizadas reuniões com entidades da sociedade para orientar sobre o assunto.

Maria Arlete disse ainda que existe uma ampla legislação sobre a questão da preservação dos mananciais que será utilizada como referência para as ações do programa. "Desejamos despertar na população o interesse sobre a questão dos mananciais, porque preservar nossos rios é garantir água para as futuras gerações. Trata-se de uma questão de saúde pública e é preciso que as pessoas estejam informadas dos prejuízos que as invasões e crimes ambientais provocam, tornando a água cada vez mais ameaçada, mais escassa e de difícil tratamento", complementou.





< voltar