Prefeitura de Atibaia implementa projeto de uso racional da água em parceria com a Anamaco

Data: 31/07/2014


Programa será lançado nesta quinta-feira, 31 de julho, e prevê 50% de redução no consumo hídrico do município


Preocupada com a crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo, a prefeitura do município de Atibaia lança nesta quinta-feira, 31 de julho, um programa de sustentabilidade desenvolvido em parceria com a Anamaco.

Batizada de “Ação Água”, a iniciativa integra o “Programa Atibaia Sustentável” e prevê uma redução de 50% no consumo de água da cidade através da substituição de bacias sanitárias e torneiras por produtos economizadores.

“Estudos recentes feitos pela Anamaco mostram que 35% da água de uma casa é utilizada em descargas sanitárias. O problema é que muitas dessas bacias são antigas e utilizam até 5 vezes mais água por higienizarão do que as fabricadas hoje. Nós já desenvolvemos um projeto semelhante na cidade de Vinhedo, onde a troca de torneiras e bacias sanitárias em prédios públicos resultou em uma economia de até 97% no consumo de água”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, completando:

"Estamos muito satisfeitos em implementar esse projeto em Atibaia, que, aliás, vai levá-lo a um outro patamar, investindo em educação e conscientização dos cidadãos para o problema do uso racional da água. Ações como essa deveriam servir de exemplo a todos os municípios brasileiros, pois a falta de água é um dos assuntos mais assustadores e mais atuais”, declara.

As 47 escolas municipais e as quatro escolas estaduais da cidade vão receber uma outra etapa do programa, abrangendo 18 mil alunos, que passarão a estudar os conceitos de uso racional da água e eficiência energética, entre outros.

Segundo o diretor da Anamaco, Waldir Abreu, o objetivo é contribuir com a formação dos futuros cidadãos do município: “A nossa intenção é conscientizar a população da cidade sobre o tema, iniciando pelos alunos das escolas municipais e estaduais e abrangendo desde a pré-escola até o ensino fundamental”, explica.

Além de cartilhas educacionais criadas com a ajuda dos próprios alunos, algumas escolas também receberão obras de adaptação em suas instalações para a criação de sistemas de captação de água de chuva, que será reutilizada na limpeza e irrigação dos jardins e plantas. “Também iremos utilizar iluminação natural e em LED e fontes auto-renováveis, como placas fotovoltaicas, junto ao uso ampliado do sol como fontes de energia alternativas”, completa Waldir.




*Saiba mais sobre o programa

O “Programa Atibaia Sustentável” será desenvolvido em três etapas:

1) Primeira Onda

Troca de 1.600 bacias sanitárias e 1.800 metais sanitários de 191 instalações públicas para atualização dos sistemas para Economizadores de Água.

2) Segunda Onda

Troca de 1.000 bacias sanitárias e 2.000 metais sanitários para atualizar as instalações hidráulicas/sanitárias de 41 entidades que atuam com os programas de solidariedade no Município, além de 277 habitações de interesse social e dois conjuntos habitacionais do CDHU antigos no município. Outras instalações mais recentes que já precisam de reparos também serão atendidas.

3) Terceira Onda

Incentivo através do programa de comunicação que será iniciado desde a "primeira onda”, para que os 37.000 domicílios privados que recebem água da SAAE façam revisões dos seus sistemas instalados. Além disso, será lançado pela prefeitura um incentivo financeiro para que o cidadão atibaiano seja estimulado a trocar as bacias e metais sanitários.

O programa terá uma ação conjunta entre a indústria do setor e o varejo local, atualmente com 227 lojas de material de construção, para que kits de produtos economizadores possam ser adquiridos no comércio local.



*Mais informações:

Assessoria de Imprensa – Anamaco

Evelyn Rodrigues- imprensa@anamaco.com.br - (11) 3151-5822




*Sobre a Anamaco

A Anamaco - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção - é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. Em 2014, a entidade comemora 50 anos de fundação de seu sistema associativista.

O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc. O nosso presidente, Cláudio Elias Conz, é membro do Conselho Curador do FGTS, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Grupo de Avanço da Competitividade.

Com cerca de 144 mil lojas em todo o país, o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de “ConstruBusiness”, que representa 8% do PIB brasileiro. Cada R$1 produzido na construção gera R$ 1,88 na produção do país. A cadeia é o 4º maior gerador de empregos do país e remunera seus trabalhadores 11,7% mais do que os outros setores da economia.

*Serviço:

Lançamento do programa Gestão Sustentável da Água

Data: 5ª-feira (31/07), às 19h00

Local: Espaço Serenella - Rodovia D. Pedro I, Km 75 (Retorno Jd. São Felipe), Atibaia,SP, Brazil




< voltar