Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional da Aesbe reúne-se em São Paulo

Data: 30/07/2014
Profissionais das Companhias Estaduais de Saneamento estão reunidos para participarem da 7ª reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CDO) da Aesbe. O objetivo principal do encontro é finalizar a produção dos guias práticos intitulados “Volume de Entrada nos Sistemas de Abastecimento”, “Consumos Autorizados Não Faturados”, “Procedimentos para Estimativa de Submedição no Parque de Hidrômetros”, “Estimação de Consumos Não Autorizados e Volumes Não Apropriados por Falhas de Cadastro”, “Quantificação de Balanços Hídricos e Indicadores de Desempenho Operacional” e “Método Direto de Quantificação de Perdas Reais em Sistemas de Abastecimento”.

Os cadernos técnicos foram produzidos pelo grupo no primeiro semestre deste ano. O lançamento dos volumes está previsto para este semestre ainda.

Na reunião de hoje, foram trocadas experiências sobre o tema pertinente ao grupo. A gerente de Departamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Márcia Martinelli, apresentou um case sobre Metodologia de Gestão de Programas, que foi muito apreciado pelos presentes.

Na sequência, Pierre Ribeiro de Siqueira, conselheiro da Abes nacional, apresentou aos membros da CDO uma proposta de reativação da Câmara Temática Nacional de Controle e Redução de Perdas. A proposta será debatida pelos membros e pela Aesbe e posteriormente devolvida à Abes.

Na parte da tarde, os membros realizarão uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, Santa Inês. A reunião está acontecendo na sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em São Paulo, e terá prosseguimento amanhã, dia 30.

Aesbe


< voltar