Através de parceria com CPFL Paulista, Prefeitura e DAE Sumaré inauguram novo reservatório de água tratada da ETA 2

Data: 28/07/2014


A parceria entre a Prefeitura de Sumaré e a concessionária CPFL Paulista continua rendendo bons frutos para o município. A mais recente conquista foi a inauguração, pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), do novo reservatório de água tratada de 1,5 milhão de litros da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, e que vai beneficiar áreas dos bairros Vila Carlota, Jardim Paulistano, Manoel de Vasconcellos e Euclides Miranda, em Nova Veneza. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, dia 23 de julho.

A prefeita Cristina Carrara esteve presente e salientou que, embora toda a região esteja passando por uma delicada crise hídrica, o novo reservatório é um importante investimento para a cidade. “Trata-se de um planejamento para o futuro da nossa cidade. Foi um investimento alto e essencial, de uma Administração que tem o cidadão em primeiro lugar. Essa obra trará muitos benefícios à comunidade sumareense”, comentou a prefeita, destacando que a obra foi executada através de uma parceria entre o Governo Municipal e CPFL.

A chefe do Executivo agradeceu esta parceria “tão produtiva e que tem beneficiado a população de Sumaré com diversos projetos excelente, como a substituição dos antigos semáforos de lâmpadas incandescentes por unidades mais modernas e ecologicamente corretas, a troca de 549 geladeiras antigas pertencentes a famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do Município por modelos novos e mais eficientes, a realização do evento ‘Energia com Arte’ na Região do Picerno, a formação de 25 cidadãos no curso
gratuito de eletricista predial e NR-10 (Normal Regulamentadora 10, que dispõe sobre segurança em instalações serviços em eletricidade), entre outros”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversos funcionários do DAE, dos secretários municipais João Alberguini Sobrinho (Governo e Participação Cidadã), Hamilton Lorençatto (Finanças e Orçamento), Maria José de Araújo (Inclusão e Assistência Social), Aléssio Biondo Junior (Obras), Carlinhos Barijan (Serviços Públicos), Luiz Carlos Piazentin
(Segurança e Defesa Civil), do gerente de Negócios da CPFL, Francisco Sene, do gerente de Poder Público da CPFL, Devanir Mantovani, do vice-presidente da Pró Memória, Roberto Cordenonsi, do coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, da secretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro Santos, e dos vereadores Sérgio Populina e Warlei de Faria, o “Fininho”.



NOVO RESERVATÓRIO

A implantação do novo reservatório é fruto de um convênio com a CPFL Paulista, através de um programa de eficiência energética da concessionária. O equipamento é um “riser” de 15 metros de altura, com capacidade para 1.500.000 mil litros de água potável. O DAE adotou medidas que diminuem o consumo de energia elétrica em geral ou em horários de pico.

O novo reservatório fica localizado no ponto mais alto da ETA do Parque Itália e vai aumentar a pressão no sistema de distribuição de água, beneficiando áreas dos bairros que antes eram servidos pelo antigo sistema considerado insuficiente.

Para sua operação, a Administração Municipal, juntamente com a autarquia, ainda irá executar uma extensão de rede de 300 mm, com aproximadamente 500 metros, para bombear a água aos pontos altos, com mão de obra própria do DAE.

“O funcionamento do reservatório vai trazer uma grande melhoria no abastecimento e, juntamente com a extensão de rede, permitirá regularizar a pressão no fornecimento de água para os bairros Recanto dos Sonhos, Maria Luiza, Parque Itália e Salerno”, explicou o presidente do DAE, Valmir Ferreira da Silva.


Para o coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, “essa obra é de extrema importância e deve servir de exemplo para outros municípios da Bacia PCJ”. “A implantação desse reservatório é muito válida, ainda mais neste momento de crise hídrica que estamos passando em nossa Bacia, é um exemplo que deve ser seguido por outros municípios também, além de ser um dos temas já recomendados pelo Programa de Ampliação da Oferta Hídrica do Consórcio PCJ”, afirmou Saad.

DAE


< voltar