Normas de Publicação

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Para consolidar a nova linha de atuação da Revista DAE foram reformuladas as normas de publicação e diretrizes de seleção de trabalhos em função da inserção de novas formas de contribuição, apresentadas a seguir:

1. FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

Artigo Técnico é uma exposição completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância. - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de análise de pareceristas

Nota Técnica corresponde a um trabalho sumário podendo corresponder a:
1.1 Artigo com resultados ainda parciais
1.2 Considerações sobre aspectos pouco abrangentes da área
1.3 Desenvolvimento de considerações técnicas relativas a algum aspecto da engenharia sanitária e ambiental
1.4 Alguma outra abordagem sumária pertinente, a juízo dos Editores. - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de análise de pareceristas

Revisão da Literatura corresponde a um artigo no qual é levantado o estado da arte de algum tema relevante e inovador na área de engenharia sanitária e ambiental, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional. Trabalhos de revisão sistemática e meta- análise podem ser incluídos nessa categoria de artigo. - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de análise de pareceristas

Práticas Operacionais e de empreendimentos: Essa seção tem como objetivo publicar trabalhos teóricos e aplicados, produzidos pelos técnicos da área operacional das companhias de saneamento básico com o intuito de promover a disseminação do conhecimento gerado dentro da mesma. Nessa seção serão aceitos trabalhos sem o rigor da estrutura acadêmica. Os trabalhos submetidos devem ser originais e não devem ter sido aceitos para publicação (ou publicados) por outras revistas, nem devem estar em processo de avaliação para publicação em outro meio. Além da originalidade e relevância, serão levados em conta a qualidade da apresentação (clareza, estilo e organização do texto) e a adequação do texto aos interesses do público leitor do periódico. - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de análise de pareceristas

Discussão é uma avaliação crítica ou ampliação do conteúdo de uma Nota Técnica, Artigo Técnico ou Revisão da Literatura publicado na Revista. As discussões serão publicadas, sempre que possível, conjuntamente com a resposta do(s) autor(es).
Não serão aceitos relatórios, traduções e nem artigos já publicados ou submetidos a publicação em outros veículos, ou que impliquem em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

2. SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

2.1) A submissão de artigos para publicação na REVISTA DAE é total e exclusivamente on line e pode ser acessada por meio do registro de Login e Senha após registro na página. http://www.revistadae.com.br usando a opção Novo Usuário. Após estar cadastrado no sistema, o autor pode facilmente seguir as instruções fornecidas na tela. Será solicitada a a submissão de um único arquivo do manuscrito completo, sem identificação dos autores, em formato PDF. O autor poderá acompanhar, diretamente pelo sistema, a situação de seu manuscrito.
2.2) Ao fazer a submissão, o autor deverá indicar a seção na qual o artigo se enquadra, a qual deverá ser digitada no local indicado, sendo obrigatória a apresentação dos endereços eletrônicos de todos os autores.

3. DIRETRIZES E CRITÉRIOS GERAIS PARA SELEÇÃO DE ARTIGOS TÉCNICOS, NOTAS TÉCNICAS E REVISÃO DE LITERATURA.
3.1) Estarem relacionados e abordarem temas de relevante interesse à área de engenharia sanitária e ambiental;
3.2) Serem inéditos. Não serão aceitos trabalhos já publicados ou submetidos a publicação em outros veículos;
3.3) Não serão aceitos trabalhos que se caracterizem como promoção comercial de marcas, produtos ou empresas.

4. PROCEDIMENTO DE ANÁLISE E SELEÇÃO DE TRABALHOS

4.1) Os artigos deverão ser encaminhados à coordenação editorial da Revista DAE através de Login. Se você ainda não é cadastrado, entre na seção Cadastro de Autores;
4.2) Após avaliação prévia, realizada pela coordenação editorial, os artigos serão encaminhados para, no mínimo, dois especialistas da área;
4.3) Os especialistas, a partir daqui chamados pareceristas, deverão efetuar a análise dos artigos e atribuir as seguintes classificações: aprovado, reprovado ou devolvido com sugestões de revisão e incentivo de nova submissão;
4.4) Um sistema de informações, especialmente desenvolvido para este fim, permitirá aos autores e público em geral o acompanhamento de todas as fases do processo de análise e seleção dos artigos enviados;
4.5) O referido sistema de gerenciamento permitirá total isenção e transparência do processo seletivo, bem como confidencialidade de informações caracterizadas por exclusivo interesse individual;
4.6) Os pareceristas encarregados pela avaliação dos artigos não terão acesso aos nomes dos autores e vice-versa;
4.7) Os artigos aprovados serão listados pela ordem cronológica de aprovação. Esta listagem ficará disponível para consulta ao público em geral, na seção Artigos Aprovados, e será obedecida rigorosamente para escolha dos artigos encaminhados para publicação.
4.8) Em casos excepcionais de produção de edição especial temática, poderão ser coletados do banco de artigos aprovados, os compatíveis ao tema, para compor a edição especial fora da ordem cronológica de aprovação.

5. DIRETRIZES GERAIS PARA ENCAMINHAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

Os artigos devem ser elaborados da seguinte forma para publicação na revista:
5.1) O texto integral do artigo não poderá exceder 30 (trinta) páginas para Artigo Técnico e Revisão da Literatura, 10 (dez) páginas para Nota Técnica e 05 (cinco) para Discussão, atendendo ao formato estabelecido nos itens a seguir.
5.2) A primeira página deverá conter o título do trabalho, um resumo do artigo com no máximo, 1000 caracteres (espaços inclusos) e a indicação de no máximo 7 (sete) palavras-chave, seguidos de suas traduções para a linha inglesa, incluindo o título. Na fase de submissão não devem aparecer a identificação de autoria.
5.3) O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm. As páginas deverão ser devidamente numeradas. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título que deverá ter corpo 16. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
5.4) Ao encaminhar o texto, o autor deve salvar uma cópia sem os nomes dos participantes, sem os currículos dos envolvidos, bem como qualquer identificação dos autores. Esta cópia não identificada é que deverá ser salva em PDF e encaminhada à coordenação editorial da Revista DAE através do Login, para ser submetida à análise pelos pareceristas. O procedimento é fundamental para garantir a total transparência e isenção na avaliação do material. Ao encaminhar o artigo, o autor deve ficar atento à formatação do texto. Pois, ao retirar as identificações, as páginas podem ficar desconfiguradas. É importante fazer uma revisão para que o lay out não perca o formato pretendido. Após aprovação do artigo pelos pareceristas, o autor deverá encaminhar o artigo com a identificação dos autores, conforme sequência de recomendações deste regulamento. As referências citadas devem ser relacionadas ao final do texto.
5.5) O corpo do artigo deve ser organizado segundo um encadeamento lógico, segundo subtítulos "Introdução", Objetivos, "Metodologia", "Resultados", "Discussão", "Conclusões" e "Referências". Na redação não deve ser empregada a primeira pessoa e o estilo a ser adotado deve ser objetivo e sóbrio, compatível com o recomendável para um texto científico.
5.6) A seção de Práticas Operacionais e de empreendimentos não precisa seguir o rigor da estrutura acadêmica, mas deverá ter no mínimo, os seguintes subtítulos: Introdução Objetivos e Referencias.
5.7). Ao terminar o texto, o autor deve salvar uma cópia sem os nomes dos participantes, sem os currículos dos envolvidos, bem como qualquer identificação dos autores. Esta cópia não identificada é que deverá ser salva em PDF e encaminhada à coordenação editorial da Revista DAE através do Login, para ser submetida à análise pelos pareceristas. O procedimento é fundamental para garantir a total transparência e isenção na avaliação do material. Após aprovação do artigo pelos pareceristas, o autor deverá encaminhar o artigo com a identificação dos autores, conforme sequência de recomendações deste regulamento.
5.8). Após aprovação o artigo deverá ser reencaminhado em word e todas as imagens, gráficos e tabelas devem ser encaminhados no arquivo original que foram criados para não perder a resolução necessária para a publicação .
Nesse envio após aprovação deverão aparecer o nome, formação e cargo atual do(s) autor(es), centralizados. A primeira página deverá conter o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) formação(ções) acadêmica(s), a instituição em que trabalha(m) e o endereço completo, incluindo o eletrônico. A segunda página deverá conter um resumo do artigo com, no máximo, 1000 caracteres (espaços inclusos) e a indicação de três palavras-chave, seguidos de suas traduções para a linha inglesa, incluindo o título. No caso de mais de um autor, cada nome deverá iniciar em uma nova linha. Em seguida deverão constar endereço, telefone, fax e endereço eletrônico do primeiro autor, respeitando o máximo de 3 linhas e em seguida o endereço para correspondência do autor principal.
5.10). As discussões deverão ser submetidas no máximo até 6 (seis) meses após a publicação do Artigo, Nota Técnica ou Revisão da Literatura.
5.11) Agradecimentos, se houver, deverão ser incluídos somente na versão final do artigo aprovado para publicação.
5.12) - Figuras e ilustrações, inseridas no arquivo do texto, de maneira que possam ser editados através do MS Word for Windows e fotografias, inseridas em resolução mínima de 300 dpi. Os gráficos, desenhos, figuras e fotografias devem ser denominados de “Figura”, numerados seqüencialmente em algarismos arábicos e mencionados no texto.
5.13). Os quadros e tabelas devem ser apresentados sem linhas de grade e todas as unidades, correspondentes aos termos usados, claramente identificadas. Todos os quadros ou tabelas devem ser denominados “Tabela”, possuir título, ser numerados sequencialmente em algarismos arábicos e estar mencionados no texto. A tabela não poderá ultrapassar a dimensão de uma folha A-4.
5.14). As equações devem ser denominadas de “Equação”, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos e com todos aos seus termos descritos no texto, incluindo as suas unidades ou dimensões.
5.15). As referências citadas no texto e listadas ao final do trabalho deverão estar de acordo com a norma NBR 6023/2002.
5.16). Após aprovação solicita-se o envio das figuras, fotos e demais ilustrações nos arquivos originais que foram criados para garantir qualidade da impressão.
5.17). As referências citadas devem ser relacionadas ao final do texto




< voltar