Normas de Publicação

Para consolidar a nova linha de atuação da Revista DAE foram reformuladas as normas de publicação e diretrizes de seleção de trabalhos em função da inserção de novas formas de contribuição, apresentadas a seguir:

Artigo Técnico é uma exposição completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância.•- Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de analise de pareceristas

Nota Técnica corresponde a um trabalho sumário podendo corresponder a:
• artigo com resultados ainda parciais • considerações sobre aspectos pouco abrangentes da área • desenvolvimento de considerações técnicas relativas a algum aspecto da engenharia sanitária e ambiental • alguma outra abordagem sumária pertinente, a juízo dos Editores. • - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de analise de pareceristas

Revisão da Literatura corresponde a um artigo no qual é levantado o estado da arte de algum tema relevante e inovador na área de engenharia sanitária e ambiental, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional. Trabalhos de revisão sistemática e meta- análise podem ser incluídos nessa categoria de artigo. • - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de analise de pareceristas

Práticas Operacionais e de empreendimentos



Essa seção tem como objetivo publicar trabalhos teóricos e aplicados, produzidos pelos técnicos da área operacional das companhias de saneamento básico com o intuito de promover a disseminação do conhecimento gerado dentro da mesma. Nessa seção serão aceitos trabalhos sem o rigor da estrutura acadêmica. Os trabalhos submetidos devem ser originais e não devem ter sido aceitos para publicação (ou publicados) por outras revistas, nem devem estar em processo de avaliação para publicação em outro meio. Além da originalidade e relevância, serão levados em conta a qualidade da apresentação (clareza, estilo e organização do texto) e a adequação do texto aos interesses do público leitor do periódico. - Publicado em ordem cronológica de aprovação pelo sistema de analise de pareceristas

Discussão é uma avaliação crítica ou ampliação do conteúdo de uma Nota Técnica , Artigo Técnico ou Revisão da Literatura publicado na Revista. As discussões serão publicadas, sempre que possível, conjuntamente com a resposta do(s) autor(es). 

Não serão aceitos relatórios, traduções e nem artigos já publicados ou submetidos a publicação em outros veículos, ou que impliquem em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa. 


1. Submissão dos Artigos

A REVISTA DAE oferece aos autores a submissão on line, que pode ser acessada por meio do registro de Login e Senha. É possível registrar-se em nossa página na internet (http://www.revistadae.com.br) usando a opção Novo Usuário. Após estar cadastrado no sistema, o autor pode facilmente seguir as instruções fornecidas na tela. Será solicitada a submissão de um único arquivo do manuscrito completo, em formato PDF. O autor poderá acompanhar, diretamente pelo sistema, a situação de seu manuscrito.


2. Diretrizes e Critérios Gerais para Seleção de Artigos Técnicos, Notas técnicas e Revisão de literatura.
2.1) Estarem relacionados e abordarem temas de relevante interesse à área de engenharia sanitária e ambiental;
2.2) Serem inéditos. Não serão aceitos trabalhos já publicados ou submetidos a publicação em outros veículos;
2.3) Não serão aceitos trabalhos que se caracterizem como promoção comercial de marcas, produtos ou empresas.


3. Procedimento de Análise e Seleção de Trabalhos
3.1) Os artigos deverão ser encaminhados à coordenação editorial da Revista DAE através de Login. Se você ainda não é cadastrado, entre na seção Cadastro de Autores;
3.2) Após avaliação prévia, realizada pela coordenação editorial, os artigos serão encaminhados para, no mínimo, dois especialistas da área;
3.3) Os especialistas, a partir daqui chamados pareceristas, deverão efetuar, no prazo máximo de um mês, a análise dos artigos e atribuir as seguintes classificações: aprovado, reprovado ou devolvido com sugestões de revisão e incentivo de nova submissão;
3.4) Um artigo poderá ser submetido, no máximo, três vezes à avaliação. A partir daí, será classificado como "Reprovado";
3.5) Um sistema de informações, especialmente desenvolvido para este fim, permitirá aos autores e público em geral o acompanhamento de todas as fases do processo de análise e seleção dos artigos enviados;
3.6) O referido sistema de gerenciamento permitirá total isenção e transparência do processo seletivo, bem como confidencialidade de informações caracterizadas por exclusivo interesse individual;
3.7) Os pareceristas encarregados pela avaliação dos artigos não terão acesso aos nomes dos autores e vice-versa;
3.8) Os artigos aprovados serão listados pela ordem cronológica de aprovação. Esta listagem ficará disponível para consulta ao público em geral, na seção Artigos Aprovados, e será obedecida rigorosamente para escolha dos artigos encaminhados para publicação.


4. Diretrizes Gerais para Encaminhamento das Contribuições
Os artigos devem ser elaborados da seguinte forma para publicação na revista:
4.1 O texto integral do artigo não poderá exceder 20 (vinte) páginas para Artigo Técnico e Revisão da Literatura e 8 (oito) páginas para Nota Técnica e Discussão, atendendo ao formato estabelecido nas Práticas Operacionais e de Empreendimentos.
4.2 O autor deverá inserir antes do título, a categoria a qual está submetendo o trabalho; Artigo Técnico / Nota Técnica / Revisão da Literatura / Discussão / Práticas Operacionais e de Empreendimentos.
4.3 A primeira página deverá conter o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) formação(ções) acadêmica(s), a instituição em que trabalha(m) e o endereço completo, incluindo o eletrônico. A segunda página deverá conter um resumo do artigo com, no máximo, 1000 caracteres (espaços inclusos) e a indicação de três palavras-chave, seguidos de suas traduções para a linha inglesa, incluindo o título.
4.4 O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm. As páginas deverão ser devidamente numeradas. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título que deverá ter corpo 16. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
4.5 Após o título deverão aparecer o nome, formação e cargo atual do(s) autor(es), centralizados. No caso de mais de um autor, cada nome deverá iniciar em uma nova linha. Em seguida deverão constar endereço, telefone, fax e endereço eletrônico do primeiro autor, respeitando o máximo de 3 linhas e em seguida o endereço para correspondência do autor principal.
4.6 O corpo do artigo deve ser organizado segundo um encadeamento lógico, segundo subtítulos "Introdução", Objetivos, "Metodologia", "Resultados", "Discussão", "Conclusões" e "Referências". Na redação não deve ser empregada a primeira pessoa e o estilo a ser adotado deve ser objetivo e sóbrio, compatível com o recomendável para um texto científico.
4.7 A seção de Práticas Operacionais e de empreendimentos não precisa seguir o rigor da estrutura acadêmica, mas deverá ter no mínimo, os seguintes subtítulos: Introdução e Referencias.
4.8 O Artigo Técnico, a Nota Técnica e Revisão da Literatura deverão seguir a seguinte seqüência de apresentação:
• Título do artigo em português (até 60 caracteres) e em inglês fonte Times New Roman, corpo 16.
• Nome do autor (es) escritos na ordem direta. Exemplo: Pedro Antônio Almeida Filho. Se houver mais de um autor, o nome do coordenador pode figurar em primeiro lugar. Os demais devem ser escritos em ordem alfabética.
• Currículo resumido(s) do(s) autor(es) de no máximo 3 linhas e em seguida o endereço para correspondência do autor principal.
• Endereço para correspondência (profissional)
• Resumo em português (10 linhas) e em inglês (10 linhas)
• Palavras-chave em português e em inglês limitada a sete palavras
• Título resumido do artigo em português (até 60 caracteres) para o cabeçalho
• Texto do artigo (sem divisão em colunas)
• Referências
• Anexos (se houver)
4.9 As discussões deverão ser submetidas no máximo até 6 (seis) meses após a publicação do Artigo, Nota Técnica ou Revisão da Literatura.
4.10 Agradecimentos, se houver, deverão ser incluídos somente na versão final do artigo aprovado para publicação.
4.11 - Figuras e ilustrações, inseridas no arquivo do texto, de maneira que possam ser editados através do MS Word for Windows e fotografias, inseridas em resolução mínima de 300 dpi. Os gráficos, desenhos, figuras e fotografias devem ser denominados de "Figura", numerados seqüencialmente em algarismos arábicos e mencionados no texto.
4.12 - Os quadros e tabelas devem ser apresentados sem linhas de grade e todas as unidades, correspondentes aos termos usados, claramente identificadas. Todos os quadros ou tabelas devem ser denominados "Tabela", possuir título, ser numerados sequencialmente em algarismos arábicos e estar mencionados no texto. A tabela não poderá ultrapassar a dimensão de uma folha A-4.
4.13 - As equações devem ser denominadas de "Equação", numeradas sequencialmente em algarismos arábicos e com todos aos seus termos descritos no texto, incluindo as suas unidades ou dimensões.
4.14 - As referências citadas no texto e listadas ao final do trabalho deverão estar de acordo com a norma NBR 6023/2002.
4.15 - Ao terminar o texto, o autor deve salvar uma cópia sem os nomes dos participantes, sem os currículos dos envolvidos, bem como qualquer identificação dos autores. Esta cópia não identificada é que deverá ser salva em PDF e encaminhada à coordenação editorial da Revista DAE através do Login, para ser submetida à análise pelos pareceristas. O procedimento é fundamental para garantir a total transparência e isenção na avaliação do material. Ao encaminhar o artigo, o autor deve ficar atento à formatação do texto. Pois, ao retirar as identificações, as páginas podem ficar desconfiguradas. É importante fazer uma revisão para que o lay out não perca o formato pretendido. Após aprovação do artigo pelos pareceristas, o autor deverá encaminhar o artigo com a identificação dos autores, conforme seqüência de recomendações deste regulamento.
4.16 As referências citadas devem ser relacionadas ao final do texto.


< voltar