Foz Águas 5 avança no recadastramento dos usuários de água e esgoto

Data: 06/05/2013
A Foz Águas 5 vai recadastrar até novembro os usuários dos serviços de água e esgoto da Área de Planejamento 5 (AP-5), que reúne 21 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A expectativa é atualizar os dados de 325 mil usuários. Conhecendo a realidade da região, a concessionária poderá prestar melhor atendimento e planejará com mais precisão e eficiência a expansão da rede coletora e de tratamento de esgoto. A ação vai durar cerca de um ano e será o ponto de partida para o início do relacionamento da concessionária com seus clientes. Agora, em maio, é a vez dos moradores do Bairro do Santíssimo.

Todos os usuários dos serviços de água e esgoto - residenciais, comerciais, públicos e industriais – serão visitados para identificar a necessidade de atualização no cadastro. Serão solicitadas informações como a quantidade de cômodos, categoria da ligação, responsável pelo imóvel, além de hábitos e padrões de consumo de água. O tempo médio de resposta do questionário é de 15 minutos.

“O crescimento acentuado da Zona Oeste nos últimos anos torna necessária a atualização do sistema que será feita por meio do recadastramento. Esta ação é uma importante ferramenta para garantir que os clientes estejam classificados de forma correta, além de permitir a inclusão dos usuários que ainda não estão cadastrados no sistema”, explica o presidente da Foz Águas 5, Armando Goes.

Como a AP-5 é uma região muito extensa, a Foz Águas 5 definiu um cronograma por bairros para realizar todo o recadastramento.

Bairros atendidos Período 2013

Campo Grande Realizada em março

Inhoaíba Realizada em março

Paciência Realizada em março e abril

Sepetiba Realizada em abril

Santíssimo Abril e maio

Senador Vasconcellos Maio

Senador Camará Maio

Bangu Maio a Julho

Padre Miguel Julho

Realengo Julho e agosto

Jardim Sulacap Agosto

Campo dos Afonsos Agosto

Magalhães Bastos Setembro

Vila Militar Setembro

Deodoro Setembro

Gericinó Setembro

Cosmos Setembro

Santa Cruz Setembro e novembro

Guaratiba Novembro

Pedra de Guaratiba Novembro

Barra de Guaratiba Novembro

Todos os funcionários da Foz Águas 5 estão sempre devidamente uniformizados e identificados por crachá. Em caso de dúvidas, a população poderá entrar em contato com a Foz Águas 5 pelo 0800 025 0005 ou pelo e-mail sac@fozaguas5.com.br.


Sobre a Foz Águas 5
A Foz Águas 5 – constituída pelas empresas Foz (Odebrecht Ambiental) e Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB) – é a concessionária responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto da Área de Planejamento 5 (AP-5) do Rio de Janeiro. A região reúne 1,7 milhão de pessoas (27% da população do município) em uma área que representa 48% do território da cidade. A Foz Águas 5 vai investir ao longo dos 30 anos de concessão R$ 2,6 bilhões. Os recursos serão aplicados na construção e reforma de 10 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 2.100 km de rede coletora e 142 elevatórias.

Os bairros que compõem a AP-5 são Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar.

A concessionária já vem realizando serviços de reparo e manutenção na rede coletora existente e reformas em algumas ETEs. Em junho do ano passado, por exemplo, a Foz Águas 5 reinaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto Constantino Arruda Pessôa, em Deodoro, ampliando a capacidade de tratamento de esgoto de 20 para 70 litros por segundo. Assim, a ETE que tratava o esgoto de 12 mil pessoas passou a beneficiar 44 mil.

O atendimento à população, que anteriormente era feito em horário comercial nos dias úteis, passou a ser realizado todos os dias da semana em tempo integral. Desta forma, a concessionária consegue atender 91% dos chamados em 24h. São realizados em média 65 atendimentos diariamente.

O início das obras que vão ampliar a rede coletora está previsto para o segundo semestre de 2013. Além dos investimentos em infraestrutura de esgotamento sanitário, a Foz Águas 5 vai desenvolver projetos socioambientais junto à população. O objetivo é esclarecer sobre a importância da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde e o meio ambiente. A expectativa da concessionária é promover a valorização da Zona Oeste e deixar um legado efetivo para a cidade.

Regulada pela Fundação Rio Águas, a atuação da Foz Águas 5 na Zona Oeste está vinculada ao contrato celebrado pela concessionária junto à Prefeitura do Rio de Janeiro. O planejamento dos investimentos foi feito com o objetivo de beneficiar mais pessoas em menos tempo. Dessa forma, nos próximos 10 anos serão investidos R$ 1,8 bilhão, ultrapassando mais da metade de todo investimento previsto para o período de concessão.

Plurale


< voltar