B1 na QUALIS CAPES (2017-2020)_A REVISTA DAE FOI RECLASSIFICADA E SUBIU PARA NIVEL B1 NA QUALIS CAPES

Data: 06/01/2023
Fonte: PORTAL DA CAPES

B1 na QUALIS CAPES (2017-2020)_A REVISTA DAE FOI RECLASSIFICADA E SUBIU PARA NIVEL B1 NA QUALIS CAPES


Novo Qualis CAPES (2017-2020)

É com muito orgulho que informamos aos nossos autores, pareceristas, leitores e todos nossos colaboradores que fomos reclassificados para B1 na avaliação QUALIS CAPES
Acesse aqui a relação de Revistas Científicas classificadas segundo a nova metodologia do Qualis/CAPES para o quadriênio 2017-2020:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf


Em 29 de dezembro de 2022 a Fundação do Ministério de Educação (MEC) divulgou o Resultado da Avaliação Quadrienal Qualis referente a reclassificação da Revista DAE. Trata-se de um resultado importante para a área de Pesquisa e Inovação pois a classificação Qualis é a forma pela qual a CAPES atribui valor a qualidade dos periódicos de produção, e é o principal critério no Brasil que os pesquisadores utilizam para escolher em qual revista publicar suas pesquisas
No período anterior a Revista DAE tinha classificação B2 somente para a área de Engenharias 1 (Engenharias I englobam como subáreas, para efeito de análises na CAPES, as engenharias de transportes, construção civil, hidráulica, de meio ambiente, de estruturas, urbana e geotecnia). Nas outras áreas, era classificada de C a B3. (Quadro 1)
Nessa nova classificação, a revista foi reclassificada como B1, o nível mais alto para revistas científicas de âmbito nacional. A revista ainda ampliou as áreas de interesse de Engenharias 1 para Engenharias 2 (engenharias: Química, Nuclear, de Materiais, Metalúrgica e de Minas) e Engenharias 3 (áreas das engenharias: Mecânica, de Produção, Aeroespacial e Naval e Oceânica). Além dessa expansão a REVISTA DAE tornou-se referência B1 também para as áreas de Administração, Arquitetura, Biodiversidade, Biotecnologia, Ciências de alimentos, Ciências Agrárias e Ciências ambientais, Economia, Geociências, Interdisciplinar, Química, Saúde coletiva e Zootecnia.
Com esta reclassificação a Revista DAE é um importante meio de divulgação das pesquisas científicas e uma das bases para o Open Innnovation, pois potencializa a troca de conhecimento entre os pares principalmente entre os técnicos de outras empresas de saneamento como entre os pesquisadores das universidades, e de startups. Isso proporciona uma universidade mais próxima da área operacional, e é de fundamental importância para um ambiente criativo e propício à cultura da inovação em uma empresa.
Nossa meta agora é reclassifica-la para o nível A , ou de alto impacto, indexando-a as bases Web of Science, SciELO e Scopus na próxima avaliação referente ao quadriênio 2021-2024.
Fonte: Plataforma do QualisWeb (Sucupira) em https://sucupira.capes.gov.br/ (opção Qualis).





< voltar