Obra da Sabesp concede água para 39 milhões de pessoas no Rio e em SP

Data: 19/03/2018
Fonte: AGENCIA BRASIL

Obra da Sabesp concede água para 39 milhões de pessoas no Rio e em SP


Responsável pela interligação que levará água da represa de Jaguari, na RMVale, para o reservatório de Atibainha, inaugurada no último sábado, a Sabesp quer antecipar em sete meses a entrada em operação da ligação no sentido contrário.

Previsto em contrato para ser entregue em outubro deste ano, o fornecimento de água do reservatório de Atibainha, do Sistema Cantareira, para a represa de Jaguari, da bacia do rio Paraíba do Sul, pode entrar em operação ainda neste mês de março.

Com isso, a interligação poderá movimentar água de um sistema para o outro dependendo da necessidade.

OBRAS.

Por meio de nota, a Sabesp informou que a antecipação da ligação Jaguari-Atibainha se dará em razão de a empresa ter decidido "construir o bombeamento para os dois sentidos concomitantemente", além de aproveitar o início do período mais seco do ano.

"Dessa forma, 39 milhões de pessoas serão beneficiadas pela obra já no próximo período seco, que começa em abril", informou a Sabesp.

"A transferência de água nos dois sentidos aumenta a segurança hídrica para o Vale do Paraíba e as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e do Rio de Janeiro".

De acordo com a companhia, as bombas usadas no volume morto do Sistema Cantareira serão instaladas na interligação, para bombear água no sentido Atibainha-Jaguari.

HISTÓRICO.

A obra começou em fevereiro de 2016 com a previsão de término em abril de 2017. A primeira fase foi entregue no último sábado, com quase um ano de atraso.

O custo total foi de R$ 555 milhões e gerou 5,3 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com a Sabesp, o sistema poderá transferir de Jaguari até 162 bilhões de litros de água por ano para o Cantareira --volume equivalente a uma Guarapiranga inteira.

"O sentido inverso está em fase final de construção. Aproveitando o mesmo túnel e a mesma adutora, a água da represa Atibainha poderá também ser bombeada até a represa Jaguari, que pertence à bacia do Paraíba do Sul", informou o governo estadual, em nota.

No Vale, o reservatório de Jaguari poderá receber até 12,2 mil litros de água por segundo do Sistema Cantareira.

Principal nome do PSDB para disputar a eleição presidencial em 2018, Geral Alckmin tem na obra da interligação uma de suas "vitrines" para a campanha, ao lado do prolongamento da rodovia Carvalho Pinto e do Trem Intercidades..





< voltar