Embasa assina contrato de financiamento com Banco do Nordeste

Data: 20/12/2016
Fonte: Embasa

O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, e o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) na Bahia, Antonio Jorge Guimarães Júnior, assinaram contrato de financiamento no valor de R$ 504 milhões, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região e contempla os setores de infratestrutura, comércio e serviços, dentre outros.

A assinatura do documento aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), durante reunião realizada na sede administrativa da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que também contou com a presença da Diretoria Executiva da empresa. O montante – que tem contrapartida da Embasa no valor de R$ 107 milhões – será destinado a obras de ampliação dos sistemas integrados de abastecimento de água de Salvador e Feira de Santana, beneficiando 18 municípios, além da renovação e ampliação do parque de hidrômetros (medidores do consumo de água nos imóveis) em diversos municípios.

"Os investimentos serão revertidos para projetos de altíssima relevância para o abastecimento de água das duas maiores cidades do estado - Salvador e Feira de Santana. Na capital, por exemplo, os recursos serão aplicados na reversão da barragem de Santa Helena para a barragem de Joanes II, manancial responsável pelo abastecimento de 40% da população. Já em Feira, a Embasa implantará um novo centro de reservação, além de ampliar o sistema produtor, englobando ampliação a captação, adução e tratamento da água”, destacou Rogério.

Transposição

A ampliação do sistema de transposição da barragem de Santa Helena para a barragem de Joanes II visa ampliar a segurança hídrica para abastecimento da capital baiana, beneficiando, ainda, os municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus, também atendidos pelo sistema de abastecimento de água integrado (SIAA) de Salvador e Região Metropolitana. Projeções iniciais indicam que a obra, em sua totalidade, proporcionará produção de água bruta equivalente a 50% da atual demanda do sistema.



< voltar