Oficina estimula comparação de análises de qualidade de água entre laboratórios

Data: 02/12/2016
Fonte: ANA




Entre 29 e 30 de novembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) sediou a Oficina do 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais. Realizado em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e com a Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Participaram do evento representantes de órgãos gestores de meio ambiente e de recursos hídricos e representantes de 33 laboratórios de 23 unidades da Federação que monitoram a qualidade de água.

O evento teve como objetivos determinar o desempenho individual dos laboratórios para os ensaios propostos, monitorar tal desempenho e identificar diferenças entre laboratórios. A Oficina também buscou agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios e permitir que eles identifiquem e solucionem problemas de análise de qualidade de água.

Este evento atende ao Manual Operativo do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), documento que estabelece a necessidade de implementação de boas práticas laboratoriais – como a definição de Protocolos Operacionais Padrão para análises dos parâmetros previstos na Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA). O evento também faz parte das atividades da ANA como Ponto Focal Nacional do programa PNUMA GEMS/Water, cujo objetivo é desenvolver as redes de monitoramento de qualidade da água em escala global.

O 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da RNQA teve início em 3 e 4 de outubro em São Paulo. Na ocasião, os laboratórios das instituições estaduais que monitoram a qualidade da água puderam coletar amostras de água na represa Guarapiranga, que foram encaminhadas para análises nos respectivos laboratórios. No evento desta semana, os resultados das análises puderam ser debatidos com os participantes.

QUALIÁGUA

O Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água é uma iniciativa da ANA que visa a estimular a padronização dos métodos de coleta de amostras, parâmetros verificados, frequência das análises e divulgação dos dados em escala nacional. No total, 21 unidades da Federação já aderiram voluntariamente ao Programa: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Os acordos de cooperação técnica publicados no Diário Oficial da União formalizam a adesão.

RNQA

Criada em 2013, a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água propõe a padronização dos dados coletados, dos procedimentos de coleta e da análise laboratorial dos parâmetros qualitativos para que seja possível comparar as informações obtidas nas diferentes unidades da Federação. A meta é que até dezembro de 2020 todos os estados e o DF contem com um total de 4.450 pontos de monitoramento, dos quais aproximadamente 1,8 mil já estão em operação. Todos os dados obtidos pela RNQA serão armazenados no Sistema de Informações Hidrológicas (HIDROWEB), da ANA, e serão integrados e divulgados através do Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos (SNIRH).


< voltar