FAPESP e NSF lançam nova chamada para pesquisas em biodiversidade

Data: 23/11/2016
Fonte: agência fapesp
A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançam uma nova chamada de propostas de pesquisa e convidam pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.

A seleção de propostas para 2017 está baseada em uma chamada mais ampla, publicada anualmente pelo programa Dimensions of Biodiversity, voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF ou lançada em parceria com outras agências de fomento, como a FAPESP.

Nesta chamada, as propostas devem integrar as três dimensões da biodiversidade – Genética, Filogenética e Funcional – com a proposta de compreender as interações entre elas e seus resultados. Abordagens inovadoras são encorajadas de modo a acelerar a caracterização e a compreensão dessas três dimensões e sua relativa importância.

As propostas podem ser submetidas à FAPESP por pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Serão apoiadas propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

A duração do projeto de pesquisa deve ser de cinco anos, com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais.

A chamada envolve uma etapa de análise de pré-propostas que devem ser enviadas para a FAPESP até o dia 2 de dezembro de 2016. Os pesquisadores responsáveis pelas pré-propostas enquadradas serão convidados para a submissão de propostas completas que devem ser enviadas para a FAPESP até 21 de fevereiro de 2017.

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/biota/dimensions-NSF2017.

As chamadas de propostas anteriores lançadas por BIOTA-FAPESP e Dimensions of Biodiversity-NSF, com seus respectivos resultados, estão em www.fapesp.br/6516.



< voltar