Parceria Sabesp e Dinamarca na busca por inovação

Data: 23/11/2016
Fonte: Sabesp

Conversão de biogás e do lodo provenientes do tratamento de esgoto em energia elétrica marca o início desta colaboração



Entre os principais desafios apresentados à Sabesp está a disposição do lodo produzido em suas estações de tratamento de esgoto (ETEs). O alto custo do transporte dos resíduos das ETEs para aterros e a perspectiva de esgotamento desses locais para essa disposição levaram a Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Metropolitana (MT) a uma solução sustentável em ambos os sentidos, financeiros e ambientais, o Waste to Energy, projeto inovador que tem como foco a utilização do biogás e do lodo para a produção de energia elétrica.
Neste sentido, dia 10 de novembro, no Auditório Tauzer Garcia Quinderé (Pudim), foi realizado um workshop para troca de conhecimentos em Waste to Energy entre técnicos da Sabesp e da Dinamarca. Além dos representantes dinamarqueses, estiveram presentes na solenidade o presidente Jerson Kelman; o diretor de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente (T), Edison Airoldi; a superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia (TX), Cristina Zuffo; e o superintendente da MT, Nivaldo Rodrigues.


A visita do presidente Jerson Kelman a Copenhague, em setembro, estreitou o relacionamento entre Sabesp e a Dinamarca. Kelman observou nas estações de tratamento de esgoto dinamarquesas exatamente a operação que o Waste to Energy propõe para reaproveitamento dos resíduos para produção de energia elétrica. É uma solução ambientalmente sustentável, além de garantir a diminuição dos gastos que a companhia tem atualmente com o transporte e com os aterros onde são dispostos os lodos das ETEs. A Sabesp é a primeira empresa do hemisfério sul a vislumbrar a implantação desse projeto. Por representar 55% do volume de esgoto tratado pela companhia, a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri será a primeira a testar a operação.


A parceira dinamarquesa nesse projeto é a Biofos, maior companhia de saneamento da Dinamarca. O diretor técnico da empresa, Jens Prisum, compartilhou o conhecimento técnico e operacional adquirido na produção de energia por meio do reaproveitamento do esgoto. Prisum frisou que um dos fatores que ajudaram a Biofos na implantação desse método de tratamento foi a mobilização da empresa em torno da ideia de que a atividade de tratamento de esgoto abre espaço para outras potenciais atividades rentáveis e sustentáveis, como a produção de energia.

Seguindo a via de troca de informações, o superintendente da MT, Nivaldo Rodrigues, apresentou alguns indicadores relevantes sobre a atividade de esgotamento sanitário da companhia. Além de ser responsável por 37% dos investimentos feitos em saneamento no país por empresas estatais no período de 2011 a 2014, a Sabesp executa, hoje, o maior projeto ambiental do Brasil, o Projeto Tietê.

A expectativa de incremento na capacidade da ETE Barueri para 2017 também é um vetor que incentiva a busca por soluções inovadoras que possam transformar o lodo e o biogás em solução energética para minimizar os custos que a companhia tem com energia elétrica nas ETEs. E foi exatamente a ETE Barueri a escolhida para o início da tecnologia de reaproveitar o lodo e o biogás.

Outro resultado alcançado com a parceria foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre Sabesp e a empresa Magni, representante da empresa dinamarquesa Liqtech, para testar membranas cerâmicas aplicadas na recuperação de águas residuais de estações de tratamento de água (ETAs). Como resultado da avaliação da nova tecnologia, espera-se uma maior vida útil e maior eficiência operacional das membranas, que serão implantadas nas unidades produtoras de água de Rio Grande e Cotia (MA), Capivari e Jundiaí (RJ) e Vale do Paraíba (RV).

A busca por novas soluções, além trazer resultados positivos para a empresa, também é uma oportunidade de aprendizado para todos os integrantes do processo. Eles trocam conhecimentos técnicos, experiências e ideias inovadoras que possibilitam a otimização do potencial tanto dos funcionários quanto das empresas.


Prêmio Os 100 Mais Influentes da Energia

Vale aproveitar o tema para lembrar que na noite de 10 de novembro, mesmo dia do workshop com a Dinamarca, a Sabesp, por intermédio do superintendente Nivaldo Rodrigues, recebeu o prêmio Os 100 Mais Influentes da Energia 2016, categoria Sustentabilidade, justamente por sua contribuição no projeto Waste to Energy Barueri.

Trazida pela primeira vez ao mercado brasileiro pela revista Full Energy, do Grupo Mídia, a premiação homenageia as iniciativas que mais se destacaram no setor no último ano. A eleição se deu por votação aberta ao público, além do setor de pesquisa do Grupo Mídia, que fez uma análise de dados e informações de mercado para chegar aos escolhidos, não havendo ranking entre os eleitos.

Segundo Nivaldo Rodrigues, o reconhecimento é de grande importância, pois demonstra que, mesmo estando na fase inicial, o projeto já é percebido como uma proposta inovadora que trará sustentabilidade econômica e ambiental. "Temos muito trabalho pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo. E o reconhecimento comprova que a Sabesp não só tem o compromisso com o saneamento, mas com a eficiência e com o meio ambiente. Parabenizo a todos os membros da empresa que estão envolvidos no projeto, que será um marco para o setor", destacou.













< voltar