Governador visita túnel por onde passará a água do novo sistema São Lourenço

Data: 28/10/2016
Fonte: Sabesp



O governador Geraldo Alckmin, acompanhado pelo secretário de Saneamento, Benedito Braga, e o presidente Jerson Kelman, visitou nesta quarta-feira, 26 de outubro, o túnel de 1 km de extensão do novo sistema São Lourenço, em Cotia. Na estrutura aberta próximo à rodovia Raposo Tavares será instalada a adutora que levará água para os moradores da região oeste da Grande São Paulo.

O túnel já está totalmente escavado e faz parte das obras do novo sistema produtor, que fornecerá água para 2 milhões de pessoas nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, região onde mais cresce a população na Grande São Paulo.

Dentro do túnel está sendo instalada a adutora de 1,80 metro de diâmetro. Sua escavação aconteceu logo depois de uma travessia por baixo da Raposo Tavares.

Além da instalação da adutora dentro do túnel, a construção do São Lourenço conta com outras frentes, que empregam 4.500 pessoas – o pico da obra. Os trabalhos incluem a captação da água, a estação de tratamento, reservatórios e o assentamento das adutoras, que terão no total 83 km de extensão. A previsão é que o sistema entre em operação assistida no fim de 2017, produzindo até 6.400 litros de água potável a cada segundo. Atualmente, 54% dos trabalhos já estão concluídos.

A água será retirada da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, onde está sendo construída a estrutura de captação. A tubulação, ao sair da captação, passa por um trecho de Ibiúna e avança por Cotia até chegar a Vargem Grande Paulista, onde está sendo erguida a estação de tratamento de água (ETA). Nesse trecho de 50 km, a água irá “subir o morro” – ela será bombeada para vencer um desnível de mais de 300 metros de altura da serra de Paranapiacaba.

Em Vargem Grande Paulista, a futura estação de tratamento irá transformar o líquido retirado da represa em água potável. A partir daí a água tratada seguirá por mais cerca de 33 km de tubulações até as cidades beneficiadas – os tubos vão inclusive passar por baixo das duas pistas da rodovia Raposo Tavares e pelo túnel de 1 km em Cotia.

O Sistema Produtor de Água São Lourenço é uma obra da Sabesp que está sendo construída pelo modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O consórcio executor é formado pela Camargo Correa e pela Andrade Gutierrez e realiza um investimento de R$ 2,21 bilhões, que tem gerado empregos diretos para os moradores e indiretos para o comércio da região.


< voltar