Missão brasileira ao Canadá fortalece pesquisa de tratamento de água

Data: 24/10/2016
Fonte: Celulose On LIne



Professores gaúchos integraram comitiva que estudou descontaminação. Ideia é aperfeiçoar projeto já existente no Brasil, mas com baixo custo.


A universidade British Columbia, de Vancouver, no Canadá, organizou uma missão brasileira para o país a fim de estabelecer contatos de pesquisa na área de tratamento de águas e efluentes. A convite do professor Marcello Veiga, da instituição canadense, um grupo do Brasil foi ao país norte americano, no final do mês de setembro, visando ao desenvolvimento de tecnologias para descontaminação de recursos hídricos com metais tóxicos e cianeto.

Quatro professores brasileiros estiveram na comitiva, entre eles três gaúchos: Marco Antônio Rodrigues, da Feevale; Álvaro Meneguzzi e Andréa Moura Bernardes, da UFRGS. Fecha a lista o professor Franco Amado Dani Rico, da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Bahia (UESC-BA).

No Canadá, os professores também fizeram um visita técnica à Lakeview Water Treatment Plant, em Lake Ontario, a convite do engenheiro Jeff Hennings, diretor da Divisão de Águas. Essa estação de tratamento de água (ETA) produz 1.150 milhões de litros de água por dia, o que a torna uma das maiores instalações de processos de tratamento de água por membranas do mundo.

projetopesquisamembranasfeevaleDe acordo com ao professor Marco Antônio Rodrigues, o grupo conheceu as membranas e separadores de fluxo poliméricos canadenses para que possam ser empregados no sistema de eletrodiálise já desenvolvidos pelo projeto da UFRGS e Feevale.

“A eletrodiálise é um método de tratamento de efluentes e esgoto que utiliza membranas íon-seletivas, separadores de fluxo e campo elétrico de corrente contínua, para a remoção de poluentes persistentes de pequeno tamanho como, por exemplo, os metais pesados. Esse método proporciona até mesmo a reutilização da água pela indústria e queremos que essa tecnologia possa ser produzida a um baixo custo no país”, explica Rodrigues.

Ele exalta o intercâmbio entre países como possibilidade de identificar avanços conquistados por outros centros acadêmicos, bem como oportunidade de divulgar os estudos regionais. “Esta cooperação nos auxilia a conquistar resultados de maneira mais eficiente”, celebra.

A missão ao Canadá integra o projeto Produtos e processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental, também da Feevale, do qual a UFRGS é coexecutora, em convênio firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


< voltar