Novo sistema de abastecimento de água atende 1,3 mi em GO e no DF

Data: 17/10/2016
Fonte: Inforoi


O Corumbá 4 custará R$ 275 milhões para o Distrito Federal.

As obras das estações de captação e tratamento de água do Sistema Produtor Corumbá 4 estão 47% concluídas. A expectativa é que a construção esteja pronta em 2017 e que o reservatório abasteça 1,3 milhão de pessoas em residências do Distrito Federal e de Goiás já em 2018.

Construído a partir de uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a de Saneamento de Goiás (Saneago), o novo reservatório terá capacidade para tratar 2,8 metros cúbicos de água por segundo, lidando com a vasão de 5,5 metros cúbicos liberados pela represa do Rio Descoberto – responsável pelo abastecimento da região.

Outra característica, segundo Marcos Pessoa, engenheiro técnico de saneamento da Ceasb, é a flexibilidade de abastecimento, pois a estação pode ser ampliada conforme a necessidade de atendimento, podendo chegar a 8,4 metros cúbicos por segundo. O número, por exemplo, elevaria a capacidade de abastecimento para 3 milhões de pessoas nas duas unidades da Federação. “Estimamos que a população terá aumentado em 2050 e projetamos a ampliação da capacidade para até três vezes”, explica Pessoa.

Para completar as obras, falta instalar as redes de redistribuição de água tratada para o Distrito Federal e Goiás.


< voltar