Equipamento produz até 37 L de água potável/dia através da umidade do ar

Data: 13/10/2016
Fonte: ass empresa

O sistema não usa eletricidade e seu funcionamento tem custo zero, precisando apenas da força dos ventos.

A quantidade de água produzida diariamente varia de acordo com a localização e as condições climática de cada região. | Foto: Divulgação

O WaterSeer é um equipamento criado para solucionar os problemas com a escassez de água mesmo nos pontos mais extremos e carentes da Terra. Desenvolvido pela empresa norte-americana VICI Labs, em parceria com pesquisadores e estudantes da Universidade de Berkeley, ele promete produzir água limpa, com custo praticamente zero.

O sistema funciona de maneira muito simples. O WaterSeer é formado por um condensador, uma mini turbina eólica, filtros e um reservatório. Durante todo o dia, a turbina eólica gira, fazendo funcionar lâminas internas, que direcionam o ar à câmara de condensação. Como o reservatório é instalado no solo, onde a temperatura é menor, o ar quente que vem de fora se transforma em vapor de água, que fica armazenado no reservatório.

O equipamento possui filtros, que impedem que partículas menores entrem na câmara e contaminem a água. O recurso gerado a partir da umidade do ar permanece armazenado sob o solo, o que faz com que a água seja sempre fresca.

De acordo com os criadores, o WaterSeers pode ser instalado em qualquer local em que seja possível perfurar o solo para a instalação. Isso, aproximaria a produção de água das comunidades, impedindo que mulheres e crianças caminhem por horas em busca de água para satisfazer suas necessidades diárias. Além disso, o sistema oferece recursos de extrema qualidade e que continuam em excelentes condições para o consumo humano por mais de uma semana.

A retirada da água do reservatório também é extremamente simples. O WaterSeers possui uma bomba manual, que puxa a água do “poço”, direto para a torneira. Conforme os testes já realizados, a quantidade de água produzida diariamente varia de acordo com a localização e as condições climática de cada região. No entanto, em situações ideais, ele é capaz de produzir até 37 litros de água potável por dia.

A equipe está vendendo o sistema por US$ 134. Mas, o principal alvo da campanha, que está em financiamento coletivo, é conseguir compradores para a opção de US$ 268, que inclui também a doação de um sistema a uma comunidade carente de água, através de uma parceria feita com a Associação Nacional do Corpo de Paz.




< voltar