4º Seminário Anual do Projeto Temático FAPESP

Data: 07/10/2016
Fonte: agência fapesp

4º Seminário Anual do Projeto Temático FAPESP
Avanços na Detecção, Remoção e Inativação de Cistos de Giardia spp. e Oocistos de Cryptosporidium spp. em Amostras Ambientais.

APRESENTAÇÃO

Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica, relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais. Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitos presentes. No Brasil, os serviços de coleta, transporte e tratamento de esgoto ainda são deficientes, além disso, existem relatos de surtos de veiculação hídrica por protozoários no País, portanto, fica evidente a fragilidade dos sistemas de abastecimento de água.

Apesar dos avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados visando gerar conhecimentos que suportem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.

Neste contexto, surge o projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2012/50522-0. A pesquisa intitulada “Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes” vem trabalhando sobre o assunto e agora promove o “4º Seminário Anual do Projeto Temático FAPESP Processo N° 2012/50522-0: Avanços na Detecção, Remoção e Inativação de Cistos de Giardia spp. e Oocistos de Cryptosporidium spp. em Amostras Ambientais” com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.

O evento gratuito está dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo: engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais.

PALESTRANTE CONVIDADA

Dra. Maria Inês Zanoli Sato

Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo – USP. Realizou especializações na Environmental Protection Agency (USEPA), University of California (Irvine), University of Florida (Gainesville) e University of Pretoria (África do Sul). Gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e professora convidada nos cursos de especialização e de pós-graduação da Faculdade Álvares Penteado, Universidade de São Paulo (Faculdade de Saúde Pública), Universidade Estadual Paulista – UNESP, entre outras. Especialista em Microbiologia, Parasitologia e Mutagênese Ambiental e Controle de Qualidade Analítica Laboratorial. Possui diversas publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de grande impacto. O currículo Lattes está disponível em: http://lattes.cnpq.br/1616877307301299

CONTATO PARA INSCRIÇÃO

Priscila Ribeiro dos Santos – Doutoranda da EESC/USP

e-mail: pri-rs@hotmail.com; favor enviar com cópia para lysaboga@sc.usp.br

As vagas são gratuitas e limitadas.

Número de vagas: 100

Dias do evento: 1 e 2 de dezembro de 2016


< voltar