Abiquim lança Manual de Gestão Eficiente de Recursos Hídricos no Congresso de Atuação Responsável

Data: 04/10/2016
Fonte: ass evento

Manual explica como identificar oportunidades de melhorar a gestão de recursos hídricos e implementar sistemas de reúso de água



Considerando os impactos da escassez hídrica ocorrida na região Sudeste do país em 2015, a Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim – criou, junto a sua Comissão de Meio Ambiente, um Grupo de Trabalho sobre recursos hídricos (GT Água), que tem como objetivo realizar discussões e análises a respeito do tema, além de propor ações de melhoria, visando tanto ao uso racional do recurso quanto à sustentabilidade dos negócios.



Segundo o coordenador do GT Água, Wagner Freitas, “A indústria química tem uma grande demanda de água e o uso eficiente dos recursos hídricos é, certamente, um tema muito relevante. À medida que a indústria adota práticas de reúso e melhora a gestão dos recursos hídricos, aumenta-se a disponibilidade de água potável à população”.



Um dos resultados dos esforços do GT foi a publicação, em julho de 2015, do Guia para Elaboração de Plano de Contingência para a Crise Hídrica, que visa possibilitar a preparação das empresas para situações de escassez hídrica. O Guia foi estruturado em ações sugeridas para quatro níveis de contingência, que devem ser definidos por unidade produtiva, de acordo com o perfil hidrológico da bacia hidrográfica onde a unidade está instalada.



Em 2016, o GT Água lançará, na 16ª edição do Congresso de Atuação Responsável, na sala “Meio Ambiente”, o Manual de Gestão Eficiente de Recursos Hídricos, que tem o objetivo de disseminar boas práticas às empresas de pequeno e médio portes, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável. O conteúdo do Manual contou contribuições das empresas Basf, Braskem, Cabot, Dow, Ecolab, Nitroquímica, Peróxidos do Brasil, Solvay e Unipar Carbocloro.



O Manual apresenta informações sobre o cenário da disponibilidade hídrica no Brasil, as demandas de diferentes segmentos pelo recurso e o desempenho da indústria química. Além disso, o Manual explica como uma empresa pode identificar oportunidades de melhoria em sua gestão de recursos hídricos e como sistemas de reúso interno industrial de água podem ser implementados. O Manual aborda também diferentes tecnologias disponíveis para tratamento de água, além de cases de sucesso de indústrias químicas do Brasil.



“A gestão das indústrias químicas sobre os recursos hídricos tem se concentrado em três objetivos principais: reduzir a captação, reduzir a geração de efluentes e aumentar o reúso”, explica a assessora de meio ambiente da Abiquim, Aline Caldas Bressan. A indústria química tem diminuído o consumo de água por tonelada produzida a cada ano. Segundo dados da Abiquim, entre 2006 e 2014, o setor reduziu 36% da captação de água por tonelada de produto. Além disso, a indústria química também aumentou a porcentagem de efluentes reciclados em seus processos, de 4,6 % em 2009 para 9,5 % em 2014.



Para o lançamento do Manual, estão confirmadas as presenças do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, do fundador e diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA) e professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Ivanildo Hespanhol e do deputado federal Evair de Melo (PV/ES), coordenador do tema Água, da Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico.



Sobre o Congresso de Atuação Responsável da Abiquim

O 16º Congresso de Atuação Responsável da Abiquim tem o tema “Química – Criando soluções para uma sociedade responsável”. O evento será realizado no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 de outubro, e receberá cerca de 500 profissionais e especialistas das mais diversas áreas que discutirão o papel do Programa Atuação Responsável® nas soluções de demandas atuais das empresas químicas, dos setores industriais, que atuam na cadeia de valor da indústria química e da própria sociedade. O Programa é uma ação voluntária mundial da indústria química, lançado no Brasil pela Abiquim em 1992, que visa a melhoria contínua do desempenho do setor nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente e estabelecer a comunicação transparente com as partes interessadas.



O Congresso de Atuação Responsável conta com o patrocínio da Basf, Braskem, Buckman, Cabot, Clariant, CNI/Sesi, Columbian Chemicals, Dow, Elekeiroz, FM Global, Huntsman, Lanxess, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia Solvay, Sura Seguros, Unigel, Unipar Carbocloro, Vale Fertilizantes e Videolar-Innova. Além dessas empresas, patrocinam o Congresso a Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (grupo representado pelas empresas Bluestar, Dowcorning, Momentive e Wacker) e a Comissão Setorial Solventes de Uso Industrial da Abiquim (representada pelas empresas Braskem, Elekeiroz, Eastman, Oxiteno e Rhodia Solvay).



Serviço

16º Congresso de Atuação Responsável

18 e 19 de outubro

Novotel Center Norte

Avenida Zaki Narchi 500 - Vila Guilherme, São Paulo

Inscrições: http://www.congressoar.com.br/



< voltar