Produção de água cresce para 267 milhões de litros por dia com ETA da zona Norte

Data: 29/09/2016
Fonte: Governo Piauí

A Agespisa está produzindo 267 milhões de litros de água por dia em Teresina, dos quais 22 milhões de litros são produzidos pela nova estação de tratamento de água da zona Norte, desde setembro do ano passado. No principal complexo de produção, que inclui as três estações de tratamento de água localizadas na zona Sul de Teresina, são 235 milhões de litros/dia. A produção de água da capital também é reforçada por cerca de 60 poços existentes em vários bairros, de onde são distribuídos mais 10 milhões de litros. A cobertura de água em Teresina é de 98%.

Com o volume de água produzido, a Agespisa tem capacidade de atender cada habitante de Teresina com 296 litros de água por dia, mais que o dobro do estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 110 l/dia por pessoa.

As principais dificuldades para manter o abastecimento regular em alguns bairros são o aumento do consumo neste período mais quente do ano, conhecido como B-R-O Bró, topografia elevada de algumas regiões, as perdas e desperdício de água.

Em Teresina, a empresa perde cerca de 50% da água produzida. Dentre os principais investimentos da Agespisa, nos últimos anos, para manter o fornecimento regular em toda a capital e evitar as perdas e desperdício de água, podemos citar a substituição de 150 quilômetros de redes antigas de cimento amianto e ferro fundido por novas tubulações em PVC e também o reforço nas equipes de correção de vazamentos e de fiscalização. A rede de distribuição de água de Teresina tem uma extensão aproximada de 400 quilômetros.

Número de ligações

Atualmente, o total de ligações no estado, incluindo a capital Teresina, é de 770.791. Somente em Teresina as ligações somam 277.996.

Em Teresina, são 04 estações de tratamento de água. Sendo distribuídas geograficamente da seguinte forma:

Complexo zona Sul

Atualmente, a Agespisa está produzindo 235 milhões de litros de água por dia em seu complexo de produção, que inclui as três estações de tratamento de água, localizado na zona Sul de Teresina.

ETA (Estação de Tratamento de água) zona Norte

A ETA da Santa Maria da Codipi está funcionando desde setembro de 2015. A produção diária é de 22 milhões de litros, o que corresponde a 50% da sua capacidade total e 20% de toda a produção de água que temos hoje em Teresina.

Dicas para o uso responsável da água

- Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos, e o consumo cai para 70 litros.

- Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.

- Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.

- Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.

- A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho, o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência.

- Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.

- Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Se precisar lavar o carro, use apenas a água de um balde pequeno.

- Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.

- Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia.

- A água que fez o último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas.

- Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.

- Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos (2 mil litros), o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

Recomendações gerais:

Quando você for viajar, feche o registro do cavalete de entrada d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência.

Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins.

Frutas e Verduras - Sempre lave as frutas e verduras numa vasilha com água e vinagre. Deixe a torneira fechada.


< voltar