Novas residências atendidas pela Sabesp na Baixada Santista acompanham crescimento da região

Data: 29/09/2016
Fonte: Sabesp


Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o crescimento populacional da Baixada Santista vai ao encontro do planejamento traçado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para sustentar o desenvolvimento previsto das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, 17ª com maior ganho de habitantes do país.

Os números da companhia refletem a expansão das cidades. Entre 2015 e 2016, enquanto a população aumentou 0,86% a quantidade de moradias conectadas às redes de água e esgoto cresceu 1,29%. O número é uma vez e meia maior por causa dos empreendimentos imobiliários em construção, já ligados às redes, mas ainda não habitados.

O município de Bertioga se mantém como o maior em ascensão demográfica da Baixada Santista. A expansão anual de 2,45% fez dela a 7ª cidade do Estado em alta na população. “Os investimentos aplicados pelo Governo de São Paulo acompanham esse fenômeno de fluxo de moradores das áreas mais centrais às periféricas da Baixada. No mesmo período (2015/16), por exemplo, a quantidade de novas ligações domiciliares às redes de água e esgoto localizadas em Bertioga aumentou em 3,32%”, explica Nicolas Alvarez Gonzalez, gerente do Departamento de Produção de Água e Tratamento de Esgoto da Baixada Santista.

Os sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento dos esgotos da Baixada são dimensionados aos períodos de maior concentração de pessoas na região e por isso operam na maioria dos meses abaixo da capacidade máxima. Para atender com qualidade os 1,8 milhão de habitantes além dos turistas frequentes ao longo do ano, os investimentos da Sabesp são constantes.

Uma das tendências do setor tem sido a construção de novos centros de reservação. Desde 2010 até hoje, a companhia aumentou em 18% o volume de água reservada para distribuição aos imóveis das nove cidades da Baixada Santista. A capacidade dos reservatórios partiu de 293,6 milhões de litros para os atuais 346,4 milhões de litros de água potável disponíveis nos 50 centros de reservação da região. Especificamente em Bertioga, a ampliação da capacidade dos reservatórios foi superior a 200%. Assim como em Praia Grande, onde merece destaque o centro de reservação Melvi, inaugurado em 2010 com capacidade para 20 milhões de litros e hoje opera com 45 milhões de litros de água tratada.

A Sabesp vem modernizando seus equipamentos e instalações, o que beneficia diretamente o atendimento à população. Somente em 2015, foram mais de R$ 300 milhões no sistema integrado de abastecimento - que por ser interligado entre os municípios, permite a transferência de água de uma cidade para outra -, e no de esgotamento sanitário da Baixada. Dos investimentos totais em saneamento no país, um terço acontece no Estado de São Paulo, o que significa que cerca de um a cada três reais em saneamento no Brasil são provenientes da Sabesp.


< voltar