Inpe e Cemaden realizam conferência sobre mudanças climáticas

Data: 27/09/2016
Fonte: agência fapesp
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) realizarão a Conferência Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas – Resultados Científicos e Perspectivas nos dias 28 a 30 de setembro de 2016, em São Paulo. O INCT para Mudança Climáticas tem o apoio institucional da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo da conferência é apresentar os resultados finais do INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC) e discutir as perspectivas nas áreas de conhecimento abordadas pelo projeto, além de promover o debate entre pesquisadores e estudantes envolvidos com a temática.

No dia 28/9, serão apresentados resultados nas áreas de Observações e atribuição de causas da variabilidade e extremos climáticos; Monitoramento de Gases de Efeito Estufa; Zonas Costeiras e Oceanos; Desastres Naturais; e Biodiversidade. Ao final da programação, será apresentada a Terceira Comunicação Nacional Nacional do Brasil (TCN) à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

No dia 29/9, três conferências magnas precedem os seguintes temas que serão abordados por pesquisadores do INCT para Mudanças Climáticas: Segurança Energética (Luiz Pinguelli Rosa, da UFRJ); Segurança Hídrica (José Galizia Tundisi, do IIE) e Segurança Alimentar (Antonio Márcio Buainain, da Unicamp). Ao final da programação, será apresentado o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No dia 30/9, Ursula Oswald Spring, da Universidade Nacional do México, apresenta conferência magna sobre Interface Ciência-Políticas Públicas em Mudanças Climáticas. Carolina Vera, da Universidade de Buenos Aires, apresenta conferência magna sobre Modelagem do Sistema Terrestre. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva será a palestrante da cerimônia de abertura e Carlos Nobre, coordenador do INCT, encerrará o evento anunciando a nova fase do INCT para Mudanças Climáticas.

O evento ocorrerá no Espaço Apas, rua Pio XI, 1.200, Alto da Lapa, São Paulo.

Para mais informações sobre a programação e inscrição acesse www.fapesp.br/eventos/inct.


< voltar