Encontro técnico treina técnicos de países amazônicos em monitoramento de recursos hídricos

Data: 27/09/2016
Fonte: ANA
Manaus sediará, entre 26 e 30 de setembro, o Encontro Técnico: Treinamento em Equipamentos Hidrometeorológicos Adquiridos no Âmbito da Iniciativa Piloto do Projeto da Rede Hidrometeorológica de Monitoramento na Bacia Amazônica. A Iniciativa Piloto prevê a instalação de seis pontos de monitoramento na bacia amazônica visando à implementação futura de uma Rede Regional de Monitoramento compartilhado entre os países da região.

O evento proporcionará, para especialistas de países amazônicos, conhecimentos técnicos e operacionais relativos à montagem, instalação e operação de equipamentos adquiridos para a Rede Hidrometeorológica de Monitoramento Regional, como: Plataforma de Coleta de Dados (PCD), medidores acústicos de vazão e sondas multiparamétricas (para medição de qualidade de água).

O Encontro Técnico é voltado para especialistas das instituições dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) que atuam na área de recursos hídricos, especialmente os que trabalham no planejamento e operação de redes de monitoramento hidrometeorológico, de qualidade de água e de sedimentos. O evento é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela OTCA no âmbito do Projeto Amazonas: Uma Ação Regional na Área de Recursos Hídricos.

Durante a programação do Encontro Técnico os participantes serão capacitados quanto aos procedimentos relacionados à operação e manutenção de redes de monitoramento convencional e telemétrico (dados enviados automaticamente por sinal de celular ou via satélite).

O evento também terá temas abordados na teoria e na prática (em atividades num barco no rio Amazonas), como a montagem, instalação e operação de uma PCD. Outros assuntos que terão ambas abordagens são a medição de vazão com equipamentos que utilizam o método acústico e a medição de qualidade da água com sonda multiparamétrica.

Projeto Amazonas

Realizado pela ANA, pela OTCA e pela ABC, o Projeto Amazonas: Uma Ação Regional na Área de Recursos Hídricos vem realizando, desde 2012, trabalhos para desenvolver uma relação técnica entre os países amazônicos na capacitação de técnicos, intercâmbio de sistemas de informação e redes de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água na região. Com vigência até dezembro de 2016, o Projeto Amazonas teve um orçamento de R$ 4,13 milhões.


< voltar