Investimentos da Sabesp beneficiam rios e córregos afluentes do Rio Tietê

Data: 27/09/2016
Fonte: Sabesp
Os investimentos realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em saneamento básico no interior paulista nos últimos anos já têm dado resultados nas melhorias dos afluentes do Rio Tietê. É o caso do Rio Lavapés, da Bacia Hidrográfica Médio Tietê/Sorocaba, um dos principais mananciais que cortam a parte central do município de Botucatu. Com a injeção de recursos, o Lavapés foi promovido da classe de qualidade de água de 4 para 3, de acordo com os critérios da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O trecho considerado, que compreende 2,8 km de extensão, é da nascente até a sua confluência com o Córrego do Debruado. “A Sabesp, por meio de um programa amplo de coleta e afastamento de esgoto, tornou evidente a melhoria da qualidade da água do Rio Lavapés nos últimos 2 anos. Este fato foi fundamental para o reenquadramento da classe do Rio, que torna possível o aproveitamento deste manancial para o abastecimento da população de Botucatu”, explicou Maurício Tápia, superintendente da Sabesp na região de Botucatu.
Na Bacia Hidrográfica Sorocaba/Médio Tietê, nos últimos 4 anos, houve investimentos R$ 217 milhões em obras de esgotamento sanitário. A empresa tem garantido ainda a despoluição de outros rios e córregos de várias cidades do interior paulista, que são afluentes do Rio Tietê, como: Bacia Hidrográfica Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ): Águas de São Pedro (Ribeirão Araquá) Cabreúva (Distrito de Jacaré: Rio Pirari), Campo Limpo Paulista (Rio Jundiaí), Elias Fausto (sede: Córrego Carneiro; e no Distrito de Cardeal: Córregos Corta Rabicho e Buru), Itupeva (Rio Jundiaí), Monte Mor (Rio Capivari) e Várzea Paulista (Rio Jundiaí e Córregos Guapeva e Moinho).
Bacia Hidrográfica Sorocaba/Médio Tietê: Anhembi (na sede municipal: Ribeirão dos Remédios; e no Distrito Piramboia: Córrego Águas do Brejão e Águas Claras), Boituva (Córrego Campos de Boituva), Botucatu (Rio Lavapés), Capelo do Alto (sede: Córrego Olaria; e no Distrito Porto: Rio Sarapuí), Conchas (Rio Conchas); e Laranjal Paulista (sede municipal: Córrego Ponce e Rio Sorocaba; e no Distrito de Laras: Córrego Ponce).
Bacia Hidrográfica Baixo Tietê: Alto Alegre (na sede municipal: Córrego Coroados; Distrito de Jatobá: Ribeirão Grande; Distrito São Martinho d´Oeste: Ribeirão Grande), Auriflama (Córrego do Limoeiro) Bento de Abreu (Córrego Carreiro), Brejo Alegre (Córrego Macuco), Coroados (Córrego do Campo), Floreal (Córrego Grotão), Gastão Vidigal (Córrego Barreirão), General Sagado (sede: Córrego Buritis; Distrito de Prudêncio e Moraes: Ribeirão Talhado), Glicério (sede: Córrego Água Limpa, Distrito de Juritis: Córrego do Macuco), Gusolândia (Córrego do Bagre), Lourdes (Córrego da Pedra), Magda (Ribeirão Talhado), Monções (Córrego Saltinho), Monte Aprazível (Córrego Água Limpa), Nhandeara (sede: Córrego Cabeceira Comprida; Distrito de Ida Iolanda: Córrego do Perdido), Nipoã (Córrego Cachoeira), Nova Luzitânia (Córrego Matadouro), Planalto (Córrego São Gerônimo), Poloni (Córrego Barreirinho), Rubiácea (sede: Córrego Borboleta; e no Distrito Caramuru: Ribeirão Bálsamo), Sebastianópolis do Sul (Córrego Januário Amaral), Sud Mennucci (sede: Córrego do Campestre; e no Distrito Bandeirantes d´Oeste (Córrego Osório), Turiúba (Córrego da Pedra), União Paulista (Córrego do Félix) e Zacarias (Córrego da Arribada).
Bacia Hidrográfica Tietê/Batalha: Adolfo (Córrego Dobradinho), Alto Alegre (Distrito Jatobá: Ribeirão Grande; e no Distrito São Martinho d´Oeste: Ribeirão Grande), Avaí (Ribeirão Jacutinga), Balbinos (Córrego Imirim), Cândido Rodrigues (sede: Córrego da Lagoa; e no Distrito de Icoarama: Córrego Água Suja), Fernando Prestes (Ribeirão dos Mendes), Ibirá (sede: Córrego da Mococa; no Distrito Thermas de Ibirá: Ribeirão das Bicas; e no Distrito Vila Ventura: Córrego do Taperão), Irapuã (Córrego Cervinho), Lins (sede: Córrego Campestre; e no Distrito Guarapiranga: Córrego Santa Inês), Novo Horizonte (Córrego Três Pontes), Piratininga (Rio Batalha), Pongaí (Córrego da Aldeia), Presidente Alves (sede: Ribeirão Presidente Alves; e no Distrito de São Luiz do Guaricanga: Ribeirão Ribeirão São Luiz), Santa Ernestina (Ribeirão dos Porcos) e Uru (Córrego Uru).
Bacia Hidrográfica dos Rios Tietê/Jacaré: Bocaína (Córrego Bocaína) e Dourado (Ribeirão Dourado).
Segundo Luiz Paulo de Almeida Neto, diretor da Sabesp do interior paulista, a companhia tem o privilégio de colaborar para que as pessoas vivam melhor, com mais saúde, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Com investimentos, empenho e ações de conscientização junto à sociedade, estamos conseguindo trazer vida a rios e córregos. Isso apesar das dificuldades representadas principalmente pelas ligações clandestinas de esgoto”, advertiu.


< voltar