Investimentos da Sabesp beneficiam o rio Paraíba do Sul

Data: 23/09/2016
Fonte: Sabesp

Com o avanço da coleta e tratamento de esgoto nos municípios operados pela Sabesp na região do Vale do Paraíba, o Rio Paraíba do Sul comemora hoje o seu aniversário com a melhora na qualidade da água e volta dos peixes. O rio abastece 15 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e já é compatível com padrão Conama Classe I e II na maior parte do trecho entre São José dos Campos e Queluz - se considerados os parâmetros DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e E. Coli, do relatório 2015 da Cetesb.

Em São José dos Campos, o maior município da região, a companhia começou a operar em janeiro de 2015 a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Pararangaba, cuja capacidade de tratamento é de 404 litros por segundo, beneficiando diretamente a região leste. O investimento de R$ 80,4 milhões contribui para a despoluição de córregos como o Alambari, Botujuru e Pararangaba, que deságuam no rio Paraíba.

Também em São José dos Campos, a Sabesp ampliou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lavapés, com R$ 37 milhões de investimento. A capacidade da estação foi duplicada, passando de 585 litros por segundo para 1.168 l/s, em 2014.

O Vale do Paraíba apresenta índices de cobertura com coleta e tratamento de esgoto de 94% e 99%, respectivamente. “Os investimentos feitos nos últimos cinco anos pela Sabesp possibilitaram um avanço na qualidade do Rio Paraíba do Sul. Mesmo com a crise hídrica enfrentada por todos, com diminuição severa de vazões desse rio, estamos entregando uma água de excelente qualidade para o Rio de Janeiro”, afirma o superintendente regional da Sabesp, Fernando Lourenço de Oliveira.



< voltar