Sabesp vai gerar energia com lodo e biogás da ETE Barueri

Data: 02/09/2016
Fonte: Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) publicou edital de chamada pública, iniciado em 12 de julho e que termina agora dia 2 de setembro, para que interessados apresentem propostas para implantação e operação da tecnologia waste-to-energy (WTE) na ETE Barueri. O projeto da usina visa aproveitar o lodo e o biogás gerados pela maior estação de tratamento de esgotos da região metropolitana de São Paulo, que trata o esgoto de 4,4 milhões de habitantes, 55% do total da região, para gerar energia no local. O edital faz parte de concorrência internacional.
Segundo o superintendente da unidade de negócio de tratamento, Nivaldo Rodrigues da Costa Jr, o planejamento é até o quinto ano do contrato de 30 anos, que será gerido por sociedade de propósito específico (SPE), gerar 5 MW médios e a partir daí dobrar para 10 MW médios. Isso significa atender de 50% a 60% da demanda de energia da estação.

Além da geração de energia, a motivação primeira é deixar de destinar em aterros as 500 toneladas por dia de lodo gerado por conta do tratamento de esgoto. Além disso, os biodigestores da estação também fornecerão 50 mil Nm³/dia de biogás até o quinto ano e 100 mil Nm³/dia a partir do sexto ano. Hoje o biogás é queimado. Há a expectativa de que a implantação da usina leve 2,5 anos.

Encerrado o recebimento das propostas, o processo entra em audiência pública e até o final do ano a licitação deve ser concluída, para as obras começarem em 2017. Trata-se do primeiro projeto do gênero no Brasil.

O sistema atualmente instalado na ETE Barueri trata 9,5 m³/s de esgotos domésticos e industriais, com a ampliação em curso na estação e nas redes coletoras no curto prazo a ETE tratará 11 m³/s.

O superintendente não revela o valor estimado para a obra da usina e também não especifica a tecnologia WTE, já que as empresas interessadas em participar da SPE que definirão qual será a melhor rota para aproveitar o poder calorífico do lodo e do biogás.



< voltar