ANA reúne com representantes dos órgãos gestores de recursos hídricos dos estados da bacia do rio São Francisco para discutir situação hidrológica

Data: 30/08/2016
Fonte: ANA


A Agência Nacional de Águas (ANA) reuniu em 23 de agosto, com representantes dos órgãos gestores de recursos hídricos dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas para discutir a gravidade da situação hidrometeorológica que perdura na Bacia do Rio São Francisco desde 2013, com vazões e precipitações abaixo da média que comprometem o nível de armazenamento de seus reservatórios e, consequentemente, a continuidade do atendimento dos usos múltiplos de água. Este é o quarto ano consecutivo de seca na região e há a possibilidade de que os volumes úteis dos reservatórios da cascata do rio São Francisco sejam esgotados até o final do ano.

Os participantes foram informados sobre a solicitação do setor elétrico de redução gradual da vazão mínima defluente de Sobradinho de 800 m³/s para 700 m³/s e foram esclarecidos de que a análise desse pedido pela ANA está condicionada à prévia emissão da autorização do IBAMA, órgão ambiental responsável por avaliar os aspectos relacionados aos impactos ambientais decorrentes da prática da vazão reduzida, entre eles, a qualidade da água.

Considerando a impossibilidade de se antever a qualidade da próxima estação chuvosa, é consenso a importância de se preservar o estoque de água no reservatório de Três Marias, que não possui descarga de fundo e é responsável pelo atendimento dos usos da água no trecho entre este reservatório e a entrada do lago de Sobradinho. Também convergiram sobre a importância de preservar um nível mínimo no reservatório de Itaparica. Além disso, a gestão dos reservatórios da bacia deve visar a não utilização do volume morto de Sobradinho.

Todos concordaram em envidar esforços no sentido de promover a fiscalização dos usos da água não só na calha, mas em toda a bacia do rio São Francisco. Também se comprometeram a realizar reuniões sistemáticas para avaliação da situação e proposição de medidas adicionais.

Complementarmente, informa-se que, desde 2013, a ANA vem realizando reuniões periódicas de acompanhamento da situação hidrometeorológica da bacia do rio São Francisco. A última reunião ocorreu em 21 de agosto e, dada a gravidade da crise, o próximo encontro será em 29 de agosto de 2016.

Atualmente, os reservatórios de Sobradinho e Xingó operam com vazões defluentes mínimas de 800 m³/s, conforme estabelecido pela Autorização Especial N° 07/2015 do IBAMA e pela Resolução ANA N° 642/2016.

Para mais informações sobre a situação da Bacia visite a Sala de Situação da ANA e consulte o boletim diário de acompanhamento da Bacia que traz informações sobre o nível dos reservatórios.


< voltar